O site oficial do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos listou Wakanda, país fictício do filme “Pantera Negra”, como um dos parceiros comerciais dos Estados Unidos.
Nos quadrinhos e no filme da Marvel, Wakanda é uma das mais avançadas potências tecnológicas do mundo. Mas n buscador de tarifas agrícolas do site, seu comércio com os EUA se resume a agropecuária – patos, burros e vacas leiteiras.
A inclusão inusitada do país na lista foi identificada por Francis Tseng, engenheiro de software de Nova York que estava pesquisando tarifas agrícolas para se candidatar a uma bolsa de estudos.
Ele informou à agência de notícias Reuters que, quando viu Wakanda na lista, ficou “muito confuso”.
Após a “parceria” ser revelada – e virar piada nas redes sociais – , um porta-voz do órgão explicou que Wakanda foi adicionado à lista por acidente, durante um teste realizado pela equipe.
O nome do mítico reino africano acabou removido da lista nesta quinta (19/12). Mas continua rendendo piadas.
Após a remoção, um repórter de Orlando perguntou ao porta-voz do governo: “Então nós não temos livre comércio com Wakanda? E em que pé estão as negociações com a Agrabah?”, referindo-se à cidade onde se passa a trama de Aladdin.