Genius: Cynthia Erivo é Aretha Franklin na primeira foto da 3ª temporada

O canal pago National Geographic divulgou a primeira imagem da atriz Cynthia Erivo (“As Viúvas”) no papel de Aretha Franklin, tema da 3ª temporada da série biográfica “Genius”. “Nos últimos meses, eu […]

O canal pago National Geographic divulgou a primeira imagem da atriz Cynthia Erivo (“As Viúvas”) no papel de Aretha Franklin, tema da 3ª temporada da série biográfica “Genius”.

“Nos últimos meses, eu me preparei para encarnar a Rainha do Soul, desde ouvir novamente suas músicas até descobrir suas raras entrevistas e ler alguns livros incríveis – tudo para realmente capturar a atitude e o espírito de Aretha”, disse Erivo em um comunicado divulgado junto com a imagem, que a retrata ao piano. “Estou me sentindo realmente humilde ao trabalhar ao lado de uma equipe muito talentosa e musical. Juntos, homenagearemos a Rainha e criaremos algo especial. ”

Desenvolvida por Kenneth Biller (criador de “Perception”), Noah Pink (“Esta é sua Morte”) e Suzan-Lori Parks (“Garota 6”), “Genius: Aretha” está sendo anunciada como a única produção autorizada sobre a vida da cantora.

Eleita a “maior cantora de todos os tempos” pela revista Rolling Stone e capa da revista Time em 1968, Aretha Franklin foi a primeira mulher a entrar para o Rock & Roll Hall of Fame e suas inúmeras conquistas incluem 18 Grammys, mais de 75 milhões de discos vendidos e convites para cantar na posse de três presidentes americanos — incluindo Barack Obama, em 2009 – e no funeral de Martin Luther King Jr. – aos 18 anos de idade. Algumas de suas músicas se tornaram hinos, como “Respect”, uma canção machista de Otis Redding que ela virou do avesso e transformou em marco da luta pelos direitos civis dos negros norte-americanos.

Apesar disso, havia muitos obstáculos para a materialização de uma temporada de “Genius” centrada em Aretha Franklin, como a garantia dos direitos necessários, junto à sua família e junto às gravadoras de suas músicas. Mas os produtores, entre eles o cineasta Ron Howard (“Han Solo: Uma História Star Wars”), conseguiram.

Ajudou muito o fato de a série de antologia “Genius” ter abordado Albert Einstein e Pablo Picasso em suas temporadas anteriores, o que permitiu aos familiares da cantora avaliarem como ela seria apresentada na produção.

Além de Cynthia Erivo, o elenco de “Genius: Aretha” destaca Courtney B. Vance (“O Exterminador do Futuro: Gênesis”), David Cross (“Arrested Development”) e Malcolm Barrett (“Timeless”), entre outros.

Aretha, que morreu em agosto de 2018, também será homenageado com uma cinebiografia. O filme, intitulado “Respect”, será estrelado por Jennifer Hudson (vencedora do Oscar por “Dreamgirls”) e tem previsão de chegar aos cinemas em outubro, bem depois da estreia da série, que será lançada em maio nos Estados Unidos.