A Favorita é o Melhor Filme Europeu de 2019 em premiação consagradora

“A Favorita”, produção britânica dirigida pelo grego Yorgos Lanthimos, foi o grande vencedor da premiação da Academia Europeia de Cinema, numa cerimônia realizada na noite de sábado (7/12) em Berlim. Venceu, ao […]

“A Favorita”, produção britânica dirigida pelo grego Yorgos Lanthimos, foi o grande vencedor da premiação da Academia Europeia de Cinema, numa cerimônia realizada na noite de sábado (7/12) em Berlim. Venceu, ao todo, oito categorias, entre elas as de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Direção e ainda consagrou Olivia Colman, que, após vencer o Oscar no começo do ano, chegou ao fim de 2019 com o troféu de Melhor Atriz europeia.

A obra de Yorgos Lanthimos dominou a premiação, superando “J’Accuse”, de Roman Polanski, “Dor e Glória”, de Pedro Almodóvar, “Os Miseráveis”, de Ladj Ly, “Systemsprenger”, de Nora Fingscheidt, e “O Traidor”, de Marco Bellocchio, todos eles nomeados para o prêmio de Melhor Filme Europeu.

O espanhol Antonio Banderas ficou com o prêmio de Melhor Ator, por “Dor e Glória”, e a cineasta francesa Céline Sciamma com o troféu de Melhor Roteiro, por “Retrato de uma Jovem em Chamas”.

Pela primeira vez, a Academia Europeia também atribuiu um prêmio para Melhor Série de Ficção, distinguindo a produção alemã “Babylon Berlin”, de Achim von Borries, Henk Handloegten e Tom Tykwer.

O evento também prestou homenagens para o cineasta alemão Werner Herzog e a atriz francesa Juliette Binoche, com prêmios pelas realizações de suas carreiras. E ainda contou com a presença do diretor ucraniano Oleg Sentsov, recém-libertado após ficar cinco anos preso na Rússia, acusado de terrorismo. Ele anunciou uma iniciativa da Academia, a criação da Coligação Internacional de Cineastas em Risco, destinada a apoiar “realizadores que enfrentem perseguições políticas por causa do seu trabalho”.

Confira abaixo a lista dos premiados.

Melhor Filme
“A Favorita”

Melhor Direção
Yorgos Lanthimos (“A Favorita”)

Melhor Atriz
Olivia Colman (“A Favorita”)

Melhor Ator
Antonio Banderas (“Dor e Glória”)

Melhor Roteiro
Céline Sciamma (“Retrato de uma Jovem em Chamas”)

Melhor Documentário
“For Sama”

Melhor Comédia
“A Favorita”

Melhor Animação
“Buñuel In The Labyrinth Of The Tur­tles”

Melhor Fotografia
Robbie Ryan (“A Favorita”)

Melhor Cenografia
Antxón Gómez (“Dor e Glória”)

Melhor Montagem
Yorgos Mavropsaridis (“A Favorita”)

Melhor Figurino
Sandy Powell (“A Favorita”)

Melhor Maquiagem
Nadia Stacey (“A Favorita”)

Melhor Som
Eduardo Esquide, Nacho Royo-Villanova e Laurent Chassaigne (“A Noite de 12 Anos”)

Melhores Efeitos Visuais
Martin Ziebell, Sebastian Kaltmeyer, Neha Hirve, Jesper Brodersen e Torgeir Busch (“About Endlessness”)

Prêmio Descoberta/Fipresci (Prêmio da Crítica)
“Os Miseráveis”

Prêmio do Público
“Guerra Fria”

Melhor Curta-Metragem
“The Christ­mas Gift”

Melhor Série
“Babylon Berlin”