Síndrome de Cinderela vira comédia romântica no trailer de Um Passado de Presente

A Netflix divulgou o pôster e o trailer legendado de “Um Passado de Presente” (The Knight Before Christmas), nova comédia romântica de Natal para adolescentes estrelada por Vanessa Hudgens. Depois de se […]

A Netflix divulgou o pôster e o trailer legendado de “Um Passado de Presente” (The Knight Before Christmas), nova comédia romântica de Natal para adolescentes estrelada por Vanessa Hudgens.

Depois de se rebelar contra a imagem de boa garota adquirida na franquia “High School Musical”, Hudgens voltou no tempo e, aos 30 anos, vive seu segundo romance de contos de fadas na Netflix. O anterior foi “A Princesa e a Plebeia”, em que estrelou uma versão moderna e feminina de “O Príncipe e o Mendigo”. Agora, ela vive uma trama que é parte “Encantada” e outra parte um problema complexo, tratado por psicólogos.

A premissa de “Um Passado de Presente” é a manifestação física do complexo de Cinderela, que reduz mulheres à condição de donzelas que esperam encontrar um príncipe encantado, idealizando os homens em suas vidas. Na trama, um jovem de armadura medieval é atropelado pela personagem de Hudgens e acorda se dizendo um cavaleiro do século 14. Ou melhor, a versão Disney de um príncipe encantado, vivida pelo inglês Josh Whitehouse (de “Poldark”). Quem estudou a Era Medieval deve lembrar que os verdadeiros cavaleiros não eram exatamente como nos contos de fadas, mas sim responsáveis por uma enorme quantidade de bastardos, que produziram ao escravizar, estuprar e matar milhares, nas cruzadas e nas guerras territoriais em que se envolveram.

Mas “Um Passado de Presente” é para ser um inofensivo filme de Natal, com um romance de cavaleiro e donzela idealizados para aquecer o coração de todos os que consideram essas coisas de feminismo e empoderamento muito chatas.

Curiosamente, roteiro e direção são assinados por duas mulheres, respectivamente Cara J. Russell e Monika Mitchell, especialistas em telefilmes descartáveis.

Vale registrar ainda que o título nacional é criação de “gênios” e não usa nenhuma das quatro palavras que identificam a produção original, um trocadilho com “véspera de Natal”. Quer aprender inglês? É fácil. “The” é “Um”, “Knight” é “Passado”, “Before” é “De” e “Christmas” é “Presente”. Dão presentes no Christmas, não dão?

O lançamento está marcado para 21 de novembro.