Primeiro Star Wars ganha nova versão com cena modificada para a Disney+


O filme clássico “Guerra nas Estrelas”, que lançou a saga “Star Wars” em 1977, já passou por inúmeros relançamentos, tanto que ganhou até outro título: “Star Wars: Uma Nova Esperança”. Por sinal, a versão que foi lançada com esse nome em 1997 foi responsável pela maior alteração na trama, ao modificar a cena em que Han Solo (Harrison Ford) atira em Greedo (Paul Blake) no começo da história.

George Lucas mudou a cena após o sucesso do filme, para fazer com que ela registrasse um ato de legítima defesa de Han Solo – criando um debate entre os fãs sobre “quem atirou primeiro”. Quando o longa chegou ao Blu-Ray, em 2011, Lucas fez outra alteração para que o tiroteio ocorresse quase que simultaneamente, mas manteve Greedo como autor do primeiro disparo.

Pois o filme estreou em streaming com outra versão diferente nesta terça (12/11), dentro da plataforma Disney+ (Disney Plus). Segundo a Disney, foi novamente o próprio Lucas quem resolveu mudar, mais uma vez, a polêmica cena do confronto entre Han Solo e Greedo.

A versão de 2019 mostra os dois atirando simultaneamente e ainda faz o alienígena dizer uma palavra antes de morrer: “Maclunkey”.

Ninguém sabe o que “Maclunkey” significa, mas a curiosidade fez a hashtag #maclunkey disparar nos tópicos do Twitter. Até o escritor Stephen King (“Doutor Sono”) fez questão de usá-la. #Maclunkey porque é tão esquisitamente engraçado”, ele escreveu.

A Disney+ também trouxe cenas deletadas inéditas do filme, que nunca tinham aparecido antes em vídeo. Uma delas mostra mais detalhes do infame tiroteio, revelando que Han Solo tinha companhia feminina antes do bangue-bangue, além de obviamente confirmar que foi ele quem atirou primeiro.

Veja abaixo a nova versão da cena e o comentário de Stephen King.




Marcel Plasse é jornalista, participou da geração histórica da revista de música Bizz, editou as primeiras graphic novels lançadas no Brasil, criou a revista Set de cinema, foi crítico na Folha, Estadão e Valor Econômico, escreveu na Playboy, assinou colunas na Superinteressante e DVD News, produziu discos indies e é criador e editor do site Pipoca Moderna



Back to site top
Change privacy settings