Doctor Who: Terminam as gravações da 12ª temporada

A rede BBC anunciou que a 12ª temporada de “Doctor Who” terminou de ser gravada. O anúncio foi feito pelo Instagram oficial da série britânica, acompanhado por um vídeo com cenas de […]

A rede BBC anunciou que a 12ª temporada de “Doctor Who” terminou de ser gravada. O anúncio foi feito pelo Instagram oficial da série britânica, acompanhado por um vídeo com cenas de bastidores.

Com estreia prevista para 2020, a 12ª temporada também teve duas participações especiais confirmadas: Stephen Fry (“V de Vingança”) e Lenny Henry (“Broadchurch”). Seus papéis não foram revelados, mas devem ser importantes porque o anúncio também foi feito, com pompa e vídeo, pelo Instagram oficial do programa. Veja os dois vídeos abaixo.

A 11ª temporada chegou ao fim em dezembro de 2018, seguida por um especial de Ano Novo no dia 31. Desde então, os fãs aguardam por novos capítulos. A BBC ainda não revelou a data de estreia para a próxima temporada.

Rumores indicam que a demora se deve a uma queda de braços entre a BBC e o atual produtor da série, Chris Chibnall. O problema estaria, ironicamente, no sucesso dos primeiros episódios produzidos por Chibnall.

A BBC queria uma nova temporada com 10 episódios e um especial de fim de ano para 2019. Mas, segundo apurou a revista Starburst, Chibnall teria se recusado a apressar a produção, afirmando que não poderia manter a mesma qualidade sem uma pausa maior.

O impasse chegou, novamente segundo rumores, a fazer o showrunner considerar sua demissão, já que seu contrato previa apenas cinco episódios (e um especial de Natal) para 2019. Mas nem isso foi produzido. Aparentemente, a exigência de cinco episódios anuais também foi defendida pela nova protagonista, Jodie Whittaker. Um meio termo pode ter sido encontrado no lançamento de 10 episódios em 2020 – cobrindo supostamente os 5 de 2019 e mais 5 que seriam produzidos no ano que vem.

Whitaker trabalhou com Chibnall na série “Broadchuch” e foi a escolha do produtor para virar a primeira mulher a estrelar “Doctor Who”. O trabalho dos dois na 11ª temporada registrou ótima audiência para o canal BBC One no Reino Unido – 8,7 milhões de telespectadores consolidados, após a soma de todas as plataformas, bem acima dos 6 milhões da temporada passada.

Seja qual for sua data de estreia, a 12ª temporada de “Doctor Who” será exibida no Brasil pela plataforma Globoplay.