Após ser considerado descartado, o filme “RoboCop Returns” voltou à tona com a contratação do cineasta Abe Forsythe para sua direção.
O jovem cineasta australiano, responsável pela comédia de zumbis “Pequenos Monstros”, estrelada por Lupita Nyong’o, também vai reescrever o roteiro, originalmente assinado pelos cocriadores da franquia, Ed Neumeier e Michael Miner.
A última notícia sobre esse projeto do estúdio MGM foi publicada em agosto, quando o diretor Neill Blomkamp (“Distrito 9”) abandonou a produção, sem conseguir tirá-la do papel após um ano de tentativas.
A produção do filme, divulgado inicialmente como uma continuação direta do clássico dos anos 1980, foi revelada há um ano, e na época Blomkamp deixou todos os fãs eufóricos ao contar que a sequência contaria com a icônica armadura original do personagem e seria estrelada pelo ator dos primeiros filmes, Peter Weller – que continua na ativa.
A trama foi originalmente concebida para ser o segundo filme da franquia, em 1990, mas acabou abandonada em prol de uma história tosca do autor de quadrinhos Frank Miller. O roteiro preterido, porém, previa que um astro de reality show se tornaria presidente dos Estados Unidos. E como a ficção se tornou realidade, a MGM achou que a coincidência valia uma revisitação, recuperando o roteiro antigo.
O roteirista Justin Rhodes, que também escreveu a vindoura continuação de “O Exterminador do Futuro”, foi quem reescreveu e atualizou o conceito original na época de Blomkamp
O filme vai ignorar o remake de 2014, dirigido pelo brasileiro José Padilha (de “Tropa de Elite”), que não se saiu bem no mercado norte-americano, mas arrecadou US$ 240 milhões em todo o mundo e teve desempenho particularmente forte na China.
Apesar da continuação de Abe Forsythe, “RoboCop Returns” segue sem previsão de estreia.