Novo filme de Clint Eastwood gera polêmica ao mostrar jornalista trocando sexo por informação

O novo filme de Clint Eastwood, “O Caso Richard Jewell” (Richard Jewell), causou polêmica em sua première, realizada na quarta (20/11) em Los Angeles (EUA), por conta de uma cena envolvendo a jornalista Kathy Scruggs, vivida por Olivia Wilde.

O filme é baseado num caso real, mas tem uma cena que mostra Scruggs prometendo sexo para o agente do FBI Tom Shaw (interpretado por Jon Hamm) em troca de informações. Não há relatos de que isso tenha acontecido de verdade.

A cena teria a função de diminuir a importância da investigação jornalística de Scruggs, que foi a repórter responsável por identificar Richard Jewell (Paul Walter Hauser) como suspeito do atentado à bomba no Centennial Olympic Park, em Atlanta (EUA). Mais tarde, a acusação contra Jewell, um segurança do parque que virou herói por encontrar a bomba em primeiro lugar, além de ter organizado a evacuação do público que estava no local, provou-se falsa. O atentado de Atlanta, em 1996, deixou um morto e mais de 100 feridos.

A revista The Hollywood Reporter procurou o atual editor do jornal em que Scruggs trabalhava, o Atlanta Journal-Contitution. Kevin Riley confirmou que leu uma versão do roteiro e fez objeções à cena para os produtores.

“Roteiros passam por muitas revisões. Eu só esperei, de boa fé, que eles seguissem um caminho diferente. Esta é uma história naturalmente dramática. Não entendi o porquê de acrescentar um detalhe que não é só insultante, como também desnecessário”, comentou Riley.

O editor também apontou que a caracterização de Scruggs é injusta, especialmente porque ela não está aqui para se defender. A jornalista morreu em 2001, vítima de uma overdose de remédios.

“Em uma época na qual o jornalismo está sendo atacado por todos os lados, é lamentável que um filme caia nesse tipo de clichê, que reforça um estereótipo falso [de que jornalistas trocam informações por sexo]”, completou o editor.

O pôster da produção diz: “O mundo saberá seu nome e a verdade”.

“O Caso Richard Jewell” tem estreia marcada para 2 de janeiro no Brasil, três semanas após o lançamento comercial nos Estados Unidos.

Veja o trailer legendado abaixo.