Estreias: Projeto Gemini é o maior lançamento em semana com oito filmes brasileiros

São 12 estreias de cinema nesta quinta-feira (10/10), e o interessante é que deste total oito filmes são brasileiros. A distribuição mais ampla, porém, pertence a um lançamento de Hollywood: “Projeto Gemini”, […]

São 12 estreias de cinema nesta quinta-feira (10/10), e o interessante é que deste total oito filmes são brasileiros.

A distribuição mais ampla, porém, pertence a um lançamento de Hollywood: “Projeto Gemini”, longa de ação em que Will Smith é perseguido por seu clone mais jovem. O filme de Ang Lee (“As Aventuras de Pi”) foi feito com muitas inovações tecnológicas, mas nenhum cinema do país (nem dos Estados Unidos!) é capaz de reproduzir a qualidade da captação 3D de suas imagens em velocidade de 120 FPSs em 4K de resolução. E sem esse diferencial, a obra não passa de um thriller convencional de perseguição e tiros, incapaz de empolgar – tanto que tem apenas 33% de aprovação no site Rotten Tomatoes.

“O Pintassilgo” é um desastre pior (25%), fazendo com que o destaque internacional da semana seja o drama francês “Em Guerra”. A trama explora a luta de classes no capitalismo moderno sob a ótica sindical. Tenso, com reprodução fiel do clima grevista numa grande fábrica, é considerado uma obra-prima por crFíticos de esquerda (a maioria) e lixo comunista por detratores de direita. Oitavo filme de Stéphane Brizé, volta a juntar o diretor com o grande ator Vincent Lindon após “O Valor de um Homem” (2015), de tema similar, e registra média de 71% no Rotten Tomatoes.

A seleção brasileira, por sua vez, é bastante variada. “Greta” alcançou projeção após ser selecionado para o Festival de Berlim e vencer o Festival Cine Ceará. A temática LGBTQ+ também lhe dá maior relevância no momento político atual. Além disso, traz um show de interpretação de Marco Nanini (“A Grande Família”) como um enfermeiro que, para liberar uma vaga em seu hospital e internar uma travesti amiga, resolve ajudar um jovem criminoso a fugir do local e se refugiar na sua casa, onde acabam tendo um romance. Inspirado livremente na peça de teatro “Greta Garbo, Quem Diria, Acabou no Irajá”, sucesso dos anos 1970, o filme de estreia de Armando Praça (da série “Me Chama de Bruna”) ainda foi premiado no Festival Internacional de Cinema Gay e Lésbico de Milão, mas sua carreira internacional foi tolhida por cortes de apoios do governo federal.

A grande surpresa da programação é “Luna”. Também com personagens LGBTQ+, foi aplaudidíssimo no Festival de Brasília passado e chega em circuito limitado merecendo ser descoberto, visto e comentado, principalmente pelo público jovem, por abordar melhor o tema explorado por “Ferrugem”, o vazamento do vídeo íntimo de uma garota. A protagonista vítima de bullying é interpretada por Eduarda Fernandes, uma grande revelação do filme escrito e dirigido por Cris Azzi, que ainda demonstra muita criatividade cinematográfica em seu primeiro longa de ficção, ao lidar com o difícil tema da tentativa de suicídio.

Comprovando a boa fase do terror brasileiro, três títulos têm tramas sobrenaturais. Principal lançamento, “Morto Não Fala”, em que Daniel de Oliveira (“Aos Teus Olhos”) é um funcionário de necrotério que conversa com cadáveres, participou de vários festivais do gênero e conquistou críticas bastante positivas no exterior, atingindo impressionantes 92% de aprovação na média do site Rotten Tomatoes, nota extremamente alta para um terror. Primeiro longa dirigido por Dennison Ramalho (um dos criadores da série “Carcereiros”), inclui em seu elenco Fabiula Nascimento (“SOS: Mulheres ao Mar”), Bianca Comparato (“3%”) e Marco Ricca (“Chatô: O Rei do Brasil”).

As outras duas obras from hell são “A Noite Amarela” e “Amor Assombrado”. Este último tem pouco sangue, viés de drama espírita e direção de um especialista em filmes da religião, Wagner de Assis (“Nosso Lar”).

Há mais quatro opções. Confira abaixo a lista completa das estreias com suas sinopses e trailers.

Projeto Gemini | EUA | Ação

Henry Brogan (Will Smith) é o melhor assassino profissional do mundo, com uma taxa de sucesso maior do que de qualquer outro, mas, quando decide se aposentar, acaba se tornando um alvo da Agência de Inteligência de Defesa dos Estados Unidos, para quem trabalhava anteriormente. Enquanto luta para se manter vivo, ele se depara com um clone de si mesmo e descobre que as ações do governo americano são para esconder um grande segredo, que só Brogan, com toda sua experiência, é capaz de desmascarar.

Em Guerra | França | Drama

A administração da fábrica Perrin Industrie decide pelo fechamento total da empresa. Vendo um acordo feito dois anos antes desprezado e as promessas não respeitadas, os 1100 funcionários, liderados por seu porta-voz Laurent Amedeo (Vincent Lindon), recusam esta decisão brutal e vão fazer de tudo para salvar seus empregos.

Greta | Brasil | Drama

Pedro (Marco Nanini) é um enfermeiro de 70 anos que trabalha em um hospital público de Fortaleza. Sua melhor amiga é Daniela (Denise Weinberg), artista transexual que enfrenta graves problemas de saúde. Quando ela precisa ser internada, mas não encontra leito disponível, Pedro sequestra um paciente recém-chegado, Jean (Démick Lopes), e o abriga em sua casa. Inicialmente, o enfermeiro tem medo do rapaz agressivo, que se esconde da polícia por ter assassinado um homem a facadas. Depois, nasce entre eles uma relação de cumplicidade e afeto.

Luna | Brasil | Drama

Luana (Eduarda Fernandes) e Emília (Ana Clara Ligeiro) se conhecem no primeiro dia de aula do último ano da escola e uma amizade floresce rapidamente. A relação intensa, divertida e explosiva entre as duas é interrompida quando uma foto de Luana é vazada nas redes sociais. Agora ela precisa escolher como pretende enfrentar a sociedade.

Morto Não Fala | Brasil | Terror

Plantonista de um necrotério, Stênio (Daniel de Oliveira) possui um dom paranormal de se comunicar com os mortos. Trabalhando a noite, ele já está acostumado a ouvir relatos do além. Porém, quando essas conversas revelam segredos sobre sua própria vida, o homem ativa uma maldição perigosa para si e todos a sua volta.

A Noite Amarela | Brasil | Terror

Em um breve feriado, um grupo de jovens decide ir até uma ilha. No entanto, lá se mostra um lugar extremamente escuro tanto durante o dia quanto à noite e acontecimentos sinistros acontecem enquanto os amigos estão por lá. Ou seriam meras alucinações?

Amor Assombrado | Brasil | Drama

Ana Clara (Vanessa Gerbelli) é uma famosa escritora que vive em conflito com seus próprios contos, uma vez que eles se misturam com sua vida real desde a adolescência até sua fase adulta. Além dos personagens fictícios que ela criou, Ana Clara ainda lida com pessoas que não fazem ideia da dimensão em que estão vivendo.

Eu Sinto Muito | Brasil | Drama

Júlio (Rocco Pitanga) está tentando rodar um documentário sobre pessoas que sofrem do transtorno de personalidade borderline, mas tem encontrado dificuldade em encontrar quem esteja disposto a falar sobre o tema, e se expôr, na telona. Um de seus alvos é Isabelle (Juliana Schalch), uma jovem que adora dançar e se divertir em festas de forma a amenizar a solidão e as dificuldades sociais decorrentes do transtorno.

O Pintassilgo | EUA | Ação

Um atentado terrorista no Metropolitan Museum of Art, em Nova York, modifica para sempre a vida do jovem Theodore Decker (Ansel Elgort em fase adulta). Além de sua mãe falecer no evento, ele é incentivado por um desconhecido a levar consigo um quadro lá exposto, O Pintassilgo, além de um anel com o brasão de sua família. Nos dias seguintes, Theo recebe o abrigo da sra. Barbour (Nicole Kidman) e, ao pesquisar sobre o brasão, conhece Hobie (Jeffrey Wright), um vendedor de antiguidades que agora é o tutor de Pippa (Ashley Cummings em fase adulta), filha do homem desconhecido, que também estava no museu no momento do atentado. Tal encontro modifica para sempre a vida do garoto, seja por seu interesse no mercado de antiguidades ou mesmo pela paixão que passa a nutrir pela jovem.

Jessica Forever | França | Fantasia

Jessica (Aomi Muyock) é a líder de um grupo paramilitar, formado por órfãos em torno de 20 anos com forte tendência à violência. Eles passam o dia fazendo musculação e treinando com armamentos, cultivando uma seita em torno de sua líder e evitando ao máximo qualquer relacionamento com pessoas fora do grupo. O problema é que, sempre que enfrentam as Forças Especiais e seus drones assassinos, eles precisam se mudar em busca de um lugar que lhes ofereça segurança.

A Princesa de Elymia | Brasil | Animação

Zoé é uma menina de 10 anos, que tem sua vida mudada quando acha o portal para o Reino de Elymia na Pedra da Gávea. Por ser herdeira dos poderes mágicos que podem salvar este mundo, ela precisa aprender a usar a magia para derrotar bruxos, dragões e monstros.

Frans Krajcberg: Manifesto | Brasil | Documentário

Enquanto prepara-se para expor suas obras e receber uma grande homenagem na 32ª Bienal de Arte de São Paulo, o consagrado artista Frans Krajcberg desabafa sobre a implacável luta que foi a sua vida. Da 2ª Guerra Mundial até grandes queimadas na Amazônia, Frans remonta quatro décadas da sua vida marcadas por manifestações artísticas e dificuldades extremas.