Estreias: O Exterminador do Futuro e A Família Addams chegam aos cinemas

A sci-fi de ação “Exterminador do Futuro: Destino Sombrio” e a animação “A Família Addams” são os principais lançamentos de cinema desta quinta-feira (31/11). O mais novo reboot da franquia dos robôs assassinos também estreia neste fim de semana nos Estados Unidos, onde é mais bem-avaliado que o longa animado dos monstrinhos camaradas – 66% de aprovação contra 42% na média do site Rotten Tomatoes.

O problema do desenho é que, apesar do belo visual, resulta mais infantil que o desejado, tendo em vista o material em que se baseia – os cartuns de Charles Adams eram uma sátira ácida de costumes. Já os pontos a favor do sexto “Exterminador do Futuro” são as voltas do cineasta James Cameron (que criou os personagens e comandou os dois primeiros longas), como produtor e roteirista, e da atriz Linda Hamilton ao papel icônico de Sarah Connor. O resultado é o terceiro melhor filme da franquia – um elogio, para quem achar isso suficiente.

“A Família Addams” não é a única animação da semana. Em circuito bem mais restrito, “A Cidade dos Piratas” adapta os cartuns de Laerte num desenho metalinguístico, em que até o diretor Otto Guerra se transforma em personagem. Trata-se também do melhor lançamento nacional na programação – em que ainda constam a comédia “Maria do Caritó”, com Lilia Cabral, o suspense/terror “Intruso”, de Paulo Fontenelle, cineasta associado a comédias fraquinhas (“Divã a 2”, “Se Puder… Dirija!”), e o documentário-perfil “Rogéria, Senhor Astolfo Barroso Pinto”.

Para completar, com o fim da Mostra de São Paulo, voltam a aparecer boas opções entre os lançamentos internacionais limitados. Três títulos se destacam: “Papicha”, candidato da Argélia ao Oscar 2020 de Melhor Filme Internacional, “Segredos Oficiais”, com Keira Knightley na pele da funcionária do Serviço Secreto Britânico que denunciou as mentiras da invasão do Iraque, e “A Odisseia dos Tontos”, comédia argentina com Ricardo Darín numa trama mirabolante de assalto e crítica social.

Confira abaixo a lista completa das estreias da semana com sinopses e trailers.

Exterminador do Futuro: Destino Sombrio | EUA | Sci-Fi

Na sexta aventura da saga Exterminador do Futuro, Arnold Schwarzenegger interpreta novamente o papel icônico de T-800, enquanto Linda Hamilton encarna mais uma vez Sarah Connor, em luta contra uma nova ameaça do futuro.

A Família Addams | EUA | Animação

Para ir de mal a pior, a Família Addams precisa se preparar para receber uma visita de parentes ainda mais arrepiantes. Mas a misteriosa mansão deles parece estar com os dias de maldade contados. O clã assustador mais querido dos cinemas está de volta nessa animação baseada nos quadrinhos de Charles Addams.

A Cidade dos Piratas | Brasil | Animação

Um diretor de cinema enfrenta uma situação complexa no meio da produção de seu longa metragem: a autora de “Os Piratas do Tietê” começa a rejeitar os personagens quando o enredo está praticamente pronto. Para tentar salvar o filme, ele decide contar a sua história e realidade e ficção se misturam em um caótico labirinto.

Maria do Caritó | Brasil | Comédia

Às vésperas de completar 50 anos, Maria do Caritó (Lilia Cabral) vive em uma pequena cidade do Nordeste em meio a simpatias para que, enfim, consiga se casar. Prometida a São Djalminha assim que nasceu, devido a um parto difícil, ela nunca encontrou um companheiro de verdade. Entretanto, suas esperanças ressurgem com a chegada de um circo, já que uma cartomante lhe disse que seu pretendente seria um homem de fora.

Intruso | Brasil | Suspense

Tudo parecia muito tranquilo nos dias de uma família do subúrbio, até que eles são obrigados a receber um visitante misterioso que estabelece regras bizarras, como a proibição de que as pessoas saiam de casa. À medida que o tempo avança, eles começam a perceber a real natureza do estranho.

Papicha | França, Argélia |

Em 1997, a Argélia é controlada por grupos terroristas com intenções de transformar o país em um arcaico Estado Islâmico. Nedjma (Lyna Khoudri), uma estudante universitária apaixonada pelo mundo da moda, deseja lutar contra a opressão que o governo exerce sobre mulheres tentando controlar seus corpos e presença em espaços públicos. Determinada em unir as mulheres de seu campus, ela organiza um desfile em protesto, que desafia as regras impostas pela sociedade argelina.

Segredos Oficiais | Reino Unido | Drama

Depois de passar anos trabalhando como tradutora de mandarim para inglês, Katharine Gun (Keira Knightley) tornou-se mundialmente famosa ao expôr segredos extremamente confidenciais da Agência de Segurança Nacional. Depois de obter acesso a memorandos secretos, ela foi capaz de provar que ocorreu uma grande pressão a seis países para que eles votassem a favor da invasão ao Iraque em 2003.

A Odisseia dos Tontos | Argentina | Comédia

Em uma cidade distante na província de Buenos Aires, durante a crise econômica, um grupo de moradores decide reunir a quantia de dinheiro necessária para comprar alguns silos abandonados em uma propriedade agroindustrial. Mas, mesmo antes de poderem executar o projeto, um golpe faz com que eles atinjam o fundo do poço e reajam diante da injustiça.

Amor em Jogo | Israel | Comédia

Na cidade conservadora de Jerusalém, Ami Shushan (Oshri Cohen), um jogador de futebol israelense, é forçado por um chefe da máfia a se passar por homossexual como punição por flertar com a namorada do criminoso. Shoshan é rejeitado por jogadores e fãs de sua equipe, mas se torna um herói da comunidade gay.

Rogéria, Senhor Astolfo Barroso Pinto | Brasil | Documentário

O documentário conta a vida e a trajetória artística de Rogéria a partir da dualidade entre artista e personagem. Passando por todos os momentos da vida da transformista, o filme mescla dramatizações de etapas de sua vida e depoimentos de artistas brasileiros, como Betty Faria, Jô Soares e Bibi Ferreira.