Democracia em Vertigem é indicado ao prestigioso Gotham Awards

A primeira grande premiação cinematográfica americana da temporada, o Gotham Awards 2019, anunciou seus indicados. O troféu, dedicado aos melhores do cinema independente, tradicionalmente abre a temporada de premiações da indústria e […]

A primeira grande premiação cinematográfica americana da temporada, o Gotham Awards 2019, anunciou seus indicados. O troféu, dedicado aos melhores do cinema independente, tradicionalmente abre a temporada de premiações da indústria e serve para apontar os primeiros favoritos aos prêmios mais cobiçados, entre eles o Oscar. E o documentário brasileiro “Democracia em Vertigem” entrou na lista.

O filme de Petra Costa sobre o processo de impeachment de Dilma Rousseff, também recebeu indicações ao IDA Awards, premiação realizada pela Associação Internacional de Documentário, e ao Critics Choice Documentary Awards, mas esta é sua primeira indicação numa competição de cinema em geral (isto é, não apenas de documentários).

A produção compete com quatro outros documentários: “Indústria Americana”, título da Netflix produzido pelo casal Barack e Michelle Obama, “Apollo 11”, que aborda a missão que colocou o homem na Lua, “Midnight Traveler”, sobre a fuga de um cineasta afegão do Talibã, e “One Child Nation”, que examina as consequências da política chinesa que proibia famílias de terem mais de um filho.

Os últimos sete vencedores do Gotham na categoria também foram indicados ao Oscar.

Entre os longas de ficção, os títulos que se destacaram foram “História de um Casamento”, “Uncut Gems”, “The Farewell” e “The Last Black Man in San Francisco”. Todos tiveram três indicações. Os dois primeiros já estavam sendo incensados pela crítica, após passarem pelo circuito de festivais, em especial pela performance de seus atores. Adam Driver (mas não Scarlett Johansson) e Adam Sandler foram nomeados, respectivamente, por “História de um Casamento” e “Uncut Gems”.

“The Farewell” e “The Last Black Man in San Francisco” foram surpresas, que podem ganhar impulso na temporada de premiações. O primeiro ainda deu holofotes para Awkwafina, indicada ao troféu de Melhor Atriz.

Nos últimos anos, os vencedores do Gotham foram “Birdman” (2014), “Spotlight” (2015), “Moonlight” (2016), “Me Chame pelo Seu Nome” (2017) e “Domando o Destino” (2018). Três deles também venceram o Oscar de Melhor Filme, um foi finalista e o mais recente nem sequer figurou na lista da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos – mas rendeu à diretora Chloé Zhao um contrato com a Marvel.

O Gotham Awards vai anunciar seus vencedores em 2 de dezembro, em cerimônia em Nova York. Confira abaixo a relação dos indicados.

Melhor Filme
The Farewell
As Golpistas
História de Um Casamento
Uncut Gems
Waves

Melhor Documentário
Indústria Americana
Apollo 11
Democracia em Vertigem
Midnight Traveler
One Child Nation

Melhor Diretor Revelação
Laure de Clermont-Tonnerre, por The Mustang
Kent Jones, por Diane
Joe Talbot, por The Last Black Man in San Francisco
Olivia Wilde, por Fora de Série
Phillip Youmans, por Burning Cane

Melhor Roteiro
Lulu Wang, por The Farewell
Tarell Alvin McCraney, por High Flying Bird
Jimmie Fails, Joe Talbot & Rob Richert, por The Last Black Man in San Francisco
Noah Baumbach, por História de um Casamento
Ari Aster, por Midsommar: O Mal Não Espera a Noite

Melhor Ator
Willem Dafoe, por O Farol
Adam Driver, por História de Um Casamento
Aldis Hodge, por Clemency
André Holland, por High Flying Bird
Adam Sandler, por Uncut Gems

Melhor Atriz
Awkwafina, por The Farewell
Elisabeth Moss, por Her Smell
Mary Kay Place, por Diane
Florence Pugh, por Midsommar: O Mal Não Espera a Noite
Alfre Woodard, por Clemency

Melhor Ator Revelação
Julia Fox, por Uncut Gems
Aisling Franciosi, por The Nightingale
Chris Galust, por Give Me Liberty
Noah Jupe, por Honey Boy
Jonathan Majors, por The Last Black Man in San Francisco
Taylor Russell, por Waves

Melhor Série Estreante de Capítulos Longos
Chernobyl
David Makes Man
My Brilliant Friend
Unbelievable
Olhos Que Condenam

Melhor Série Estreante de Capítulos Curtos
PEN15
Ramy
Boneca Russa
Tuca & Bertie
Undune