Roteiros inéditos de Stanley Kubrick são descobertos em antiga residência do diretor

Três esboços de roteiros inéditos de Stanley Kubrick (“2001 – Uma Odisseia no Espaço”, “O Iluminado”) foram encontrados em uma casa em que o cineasta viveu durante a década de 1950, no […]

Três esboços de roteiros inéditos de Stanley Kubrick (“2001 – Uma Odisseia no Espaço”, “O Iluminado”) foram encontrados em uma casa em que o cineasta viveu durante a década de 1950, no Reino Unido. Segundo o jornal The Guardian, as histórias focam-se em temas como casamento, traição e ciúme.

Os scripts não estão finalizados. Um deles, intitulado “Married Man” (Homem Casado, em tradução literal), inclui 35 páginas de cenas datilografadas, além de muitas notas escritas à mão. “The Perfect Marriage” (O Casamento Perfeito), compreende apenas sete páginas de cenas. E “Jealousy” (Ciúme) reúne 13 páginas de material datilografado e escrito à mão.

São esboços que contam variações da mesma história, sobre um casal cuja relação é cheia de ressentimentos.

Os roteiros refletem o período em que foram escritos, no qual Kubrick estava enfrentando problemas em seu casamento com Ruth Sobotka, sua segunda mulher. O casal se separou em 1957.

Um trecho do script de “Married Man” diz: “O casamento é como uma longa refeição em que nos servem a sobremesa primeiro. Você consegue imaginar os horrores de viver com uma mulher que se agarra a você, cuja vida gira ao seu redor de manhã, à tarde e à noite? É como se afogar em um mar de plumas”.

Os três roteiros foram transferidos para o arquivo sobre Kubrick na Universidade das Artes de Londres, no Reino Unido.