Toy Story 4 é o principal lançamento da semana nos cinemas

“Toy Story 4” é a grande estreia de cinema desta quinta (20/6). Elogiadíssimo pela crítica internacional – 98% de aprovação no site americano Rotten Tomatoes – , o longa supera qualquer ceticismo […]

“Toy Story 4” é a grande estreia de cinema desta quinta (20/6). Elogiadíssimo pela crítica internacional – 98% de aprovação no site americano Rotten Tomatoes – , o longa supera qualquer ceticismo diante da suspeita de caça-níquel e surpreende por oferecer uma conclusão à altura da franquia animada, que a maioria já supunha fechada com chave de ouro no filme anterior. Vai disputar e possivelmente vencer o Oscar de Melhor Animação.

Mais dois filmes americanos completam a programação dos shopping centers. Tanto a comédia “Casal Improvável” quanto o drama musical “Espírito Jovem” são bons lançamentos em seus gêneros. Mas não apresentam grandes novidades. Seth Rogen já formou casal improvável com outra loira refinada em “Ligeralmente Grávidos” (2007), enquanto “O Ídolo” (2015) acompanhou um candidato mais interessante de reality musical, que não só era pobre como vinha da região conflagrada da Faixa de Gaza. De todo modo, vale destacar que Elle Fanning realmente canta (como Taron Egerton em “Rocketman”) as músicas de “Espírito Jovem”, ao tentar vencer o programa de calouros que pode transformá-la numa popstar.

O padrão elevado de qualidade da semana aumenta ainda mais com os lançamentos do circuito limitado. Os dois dramas franceses são ótimos, de cineastas premiados e de temática atual. “Maya”, de Mia Hansen-Løve, acompanha um jornalista traumatizado que tenta superar seu sequestro por terroristas na Síria, enquanto “Graças à Deus”, de François Ozon, é o filme mais corajoso já feito sobre denúncias de pedofilia na Igreja Católica.

A obra de Ozon dá nomes verdadeiros e conta uma história real, que ainda está se desdobrando na França, sem rodeios e sem temer processos dos padres envolvidos, que ameaçaram o diretor, antes de serem condenados na Justiça pelos abusos retratados. O que o filme mostrou repercutiu depois das sessões. E ainda rendeu ao cineasta o Grande Prêmio do Juri no Festival de Berlim deste ano. Filmaço – com 90% de aprovação no Rotten Tomatoes.

O último drama da lista é o brasileiro “Deslembro”, que também é parcialmente falado em francês. A trama acompanha mãe e filha exiladas na França, que voltam ao Brasil com a abertura política dos anos 1980. A menina, porém, odeia a mudança e não entende nada da situação, achando que o pai é considerado desaparecido apenas porque saiu de casa e não voltou mais. A obra escrita e dirigida por Flávia Castro venceu os prêmios do público e da crítica no Festival do Rio passado e o Festival de Biarritz, na França. Sua abordagem é especialmente indicada para a geração que não vivenciou a ditadura, mas quer entender o período que as redes sociais reinventam com filtros ideológicos.

A programação ainda inclui três documentários, um deles do veterano cineasta italiano Nanni Moretti, “Santiago, Itália”, que revela como a Embaixada da Itália em Santiago serviu de abrigo para dezenas de refugiados durante o golpe militar de Augusto Pinochet no Chile, em 1973.

Confira abaixo todas as estreias com seus respectivos trailers e sinopses.

Toy Story 4 | EUA | Animação

Agora morando na casa da pequena Bonnie, Woody apresenta aos amigos o novo brinquedo construído por ela: Garfinho (Forky), baseado em um garfo de verdade. O novo posto de brinquedo não o agrada nem um pouco, o que faz com que Garfinho fuja de casa. Decidido a trazer de volta o atual brinquedo favorito de Bonnie, Woody parte em seu encalço e, no caminho, reencontra Betty (Bo Peep), que agora vive em um parque de diversões.

Casal Improvável | EUA | Comédia

O jornalista investigativo Fred Flarsky (Seth Rogen) se demite após receber a notícia de que o site para qual trabalha foi vendido para um grande conglomerado de mídia, liderado por Parker Wembley (Andy Serkis). Para se animar depois de perder o emprego, Fred vai a uma festa com seu amigo Lance (O’Shea Jackson Jr.) e acaba reencontrando sua antiga babá, Charlotte Field (Charlize Theron), que, atualmente, é Secretária de Estado americana e está prestes a concorrer à presidência. Cansada de ser assessorada por profissionais que não a conhecem, Charlotte decide contratar Fred para escrever seus discursos de campanha. Um romance improvável surge entre eles, causando uma inesperada reação em cadeia.

Espírito Jovem | EUA | Drama

Violet (Elle Fanning) é uma garota adolescente que sonha em virar popstar e escapar no vilarejo rural onde mora junto da mãe desajustada. Quando o concurso Teen Spirit passa por sua cidade, ela decide se arriscar, entre centenas de garotas. Aos poucos, Violet recebe a ajuda de Vlad (Zlatko Buric), cantor de ópera bósnio e decadente, e começa a superar as etapas do concurso. Mas conforme a fama se aproxima, a garota deve repensar suas prioridades e enfrentar os perigos da fama.

Graças a Deus | França | Drama

Um dia, Alexandre (Melvil Poupaud) toma coragem para escrever uma carta à Igreja Católica, revelando um segredo: quando era criança, foi abusado sexualmente pelo padre Preynat (Bernard Verley). Os psicólogos da Igreja tentam ajudar, mas não conseguem ocultar o fato de que o criminoso jamais foi afastado do cargo, pelo contrário: ele continua atuando junto às crianças. Alexandre então publica a sua carta, o que logo faz aparecer muitas outras denúncias de abuso contra o mesmo padre, além da conivência do cardeal Barbarin (François Marthouret), que sempre soube dos crimes, mas nunca tomou providências. Juntos, Alexandre, François (Denis Ménochet) e Emmanuel (Swann Arlaud) criam um grupo de apoio para aumentar a pressão na justiça por providências. Mas eles terão que enfrentar todo o poder da cúpula da Igreja.

Maya | França | Drama

Gabriel (Roman Kolinka) é um repórter francês de 30 anos que construiu sua carreira no jornalismo por meio da perigosa cobertura de guerras. Resgatado após meses preso num cativeiro na Síria, ele se afasta do trabalho para se reencontrar na Índia, onde passou parte da infância.

Deslembro | Brasil | Drama

O Rio de Janeiro não é nada familiar para Joana (Jeanne Boudier), adolescente que teve o pai como prisioneiro político durante os anos de ditadura no Brasil. Ela passou quase toda a sua vida em Paris, cidade onde o resto de sua família se exilou. Tendo sido decretada a Lei da Anistia, a menina agora está, a contragosto, de volta a sua cidade natal. As memórias amargas de tempos difíceis vêm à tona, causando um forte desconforto.

Santiago, Itália | Itália | Documentário

Durante um dos mais duros golpes militares da história do Chile, responsável por derrubar o presidente Allende e instituir uma sanguinária ditadura no país, a embaixada italiana tornou-se uma das protagonistas da situação. Muitos dos opositores buscaram abrigo no local e rapidamente conseguiram também asilo.

Relatos do Front | Brasil | Documentário

Enquanto o Rio de Janeiro vive um de seus momentos mais difíceis em relação a segurança pública, aqueles que convivem diariamente com a violência e o medo da morte fazem de tudo para que consigam sobreviver mais um dia. De policiais militares até simples moradores: todos são vítimas de um problema que é analisado por sociólogos, historiadores e advogados, na tentativa de entender como esta guerra começou.

Depois do Fim | Brasil | Documentário

Um senhor de 90 anos, percebendo o quão perto está o fim de sua vida, relembra todos os anos de sua caminhada como comandante de trens e as histórias que seu pai contava sobre as ferrovias na cidade de Santa Maria. Entre bons momentos nostálgicos e memórias tristes, este homem conta sua história.