Séries de TV que se parecem com Gossip Girl

O tempo passa rápido. E, depois do ano 2000, o tempo voa. A nostalgia não tem mais a ver com discos de vinil ou máquinas de escrever, ela tem a ver com […]

O tempo passa rápido. E, depois do ano 2000, o tempo voa. A nostalgia não tem mais a ver com discos de vinil ou máquinas de escrever, ela tem a ver com aquele seu seriado “antigão” que te faz sentir saudades e que faz com que você se sinta uma verdadeira vovó ou um vovô da era digital, olhando para as crianças entretidas com seus tablets e que nem fazem ideia do que é são coisas como “Pokémon” ou “Thundercats” (ou “Gossip Girl”!).

Nostalgia Pop

Se há um seriado que pode ser considerado um verdadeiro ícone da cultura pop teen, esse seriado é o “Gossip Girl”, conhecido pelo público brasileiro como “Gossip Girl: A Garota do Blog”, uma série americana de típico drama adolescente baseada numa coleção de romances homônimos criados pela escritora Cecily Von Ziegesar.

A trama gira em torno de um grupo de estudantes de um colégio de elite em Manhattan, Nova York. As fofocas da vida adolescente desses estudantes são registrados em um blog com autoria anônima, e o enredo vai se desenrolando em torno desses acontecimentos e dos registros virtuais desses eventos.

Nos EUA, a série estreou em 14 de setembro de 2007 por download no iTunes, e foi ao ar na TV quatro dias depois, pela rede The CW. O fato de estrear o episódio na internet antes de uma exibição na televisão já mostrava a compreensão dos criadores da série sobre as novas tendências digitais. No Brasil, a série foi exibida pelo canal pago Warner e pelo SBT.

No total, foram 121 episódios divididos ao longo de seis temporadas, exibidas entre 2007 e 2012.

Recepção da crítica

“Gossip Girl” foi uma série inicialmente bem-recebida, tanto pelo formato inovador quanto pela trama inspirada nas obras de Cecily. Com o decorrer das temporadas, muitas pessoas criticaram o fato de a série ter se desviado quase que completamente dos livros, com semelhanças quase limitadas aos nomes dos personagens.

Esse desgaste ao longo de várias temporadas que se arrastam não parece ter sido um equívoco exclusivo de “Gossip Girl”. Entretanto, é inegável que a série conseguiu criar novas tendências e ainda é um verdadeiro sucesso para uma legião de fãs – nostálgicos, é claro.

Gossip Girl fez escola?

Será que Gossip Girl foi “só mais uma série”, ou acabou lançando uma tendência? A temática adolescente não foi uma novidade, mas com certeza foi o primeiro (ou um dos primeiros) seriados que conseguiu abordar bem o mundo virtual e sua interconexão com a vida real – principalmente numa época em que a internet ainda estava em seus “primórdios” (se você se lembra de coisas como ICQ, salas de bate papo, Orkut, Fotolog e MSN, você sabe do que estamos falando).

Essas novidades do mundo virtual mudaram muitas coisas nas dinâmicas adolescentes, e “Gossip Girl” conseguiu captar e transmitir isso para um público que, assim como os protagonistas, ainda estava aprendendo a lidar com esses novos recursos.

Há seriados atuais com temáticas bem semelhante, como “Elite” (que também se passa em um colégio de elite) e a franquia “Pretty Little Liars” (quase uma “sucessora” de “Gossip Girl”), com um ar mais dramático e “sombrio”, além de mais elementos de suspense. que inclusive acaba de ganhar spin-off.

Uma tendência das séries

Indo um pouco mais atrás na linha do tempo, dá até para dizer que “The OC” (no Brasil, exibido com o título de “OC: Um Estranho No Paraíso”) influenciou, ao menos em parte, seriados como “Gossip Girl”. Mas não é surpresa. As séries compartilham um de seus criadores, Josh Schwartz. Que até hoje trabalha com a temática adolescente com sua parceira de “Gossip Girl”, Stephanie Savage. Os dois são responsáveis pela nova série “Fugitivos” (Runaways), sobre jovens heróis da Marvel, que passa no Brasil pelo canal pago Sony.

DICA IMPORTANTE: Para quem ama séries, antigas e atuais, tem pesadelo pior do que aqueles travamentos durante a execução do seu episódio favorito? É um verdadeiro anticlímax. Para acabar com isso, vale a pena conseguir um provedor de VPN (Virtual Private Network, “Rede Virtual Privada”), que consegue ampliar sua velocidade de conexão e, claro, acabar com esses travamentos nos seus serviços de streaming.

Vale a pena fazer o download de um bom serviço de VPN para viver sua vida feliz de maratonas e mais maratonas de séries.