O copo de café que apareceu em uma cena de “Game of Thrones” rendeu US$ 2,3 bilhões em propaganda gratuita para a rede Starbucks, mencionada várias vezes em piadas e brincadeiras durante a repercussão do caso.
A estimativa bilionária foi feita por Stacy Jones, CEO da empresa de marketing Hollywood Branded. Em entrevista ao site CNBC, ela citou os resultados apurados pelo serviço Critical Mention, que registrou mais de 10 mil menções ao Starbucks e a “Game of Thrones” ao redor do mundo.
“Essa é uma oportunidade única para o Starbucks”, disse ela. “Mas isso é só a ponta do iceberg, porque o boca a boca não está sendo monitorado”.
Paralelamente, a plataforma Talkwater registrou mais de 193 mil menções às palavras Starbucks e “Game of Thrones” (ou variações) em redes sociais, sites de notícia, blogs e fóruns.
O copo de café em questão foi visto no episódio “The Last of the Starks”, exibido no último domingo (5/5), em uma cena na qual Daenerys observa Jon Snow de longe, no salão de Winterfell.
O objeto não voador identificado foi alvo de piadas em todos os “late shows” americanos. E, como se não bastasse, o ator Liam Cunningham, intérprete de Davos Seaworth em “Game of Thrones”, levou um copo equivalente de presente para o apresentador Conan O’Brian ao ser entrevistado na noite de terça (7/8).
A HBO, porém, já apagou o copo do episódio, disponibilizando uma versão descafeinada em sua plataforma de streaming HBO Go.