Netflix sugere que Umbrella Academy é sua série de maior audiência

A Netflix abriu novos dados de audiência num relatório para o mercado de ações. O texto traz algumas revelações, como o fato de “Umbrella Academy” ter sido vista por 45 milhões de […]

Divulgação/Netflix

A Netflix abriu novos dados de audiência num relatório para o mercado de ações. O texto traz algumas revelações, como o fato de “Umbrella Academy” ter sido vista por 45 milhões de pessoas em seu primeiro mês.

Este é o maior número já revelado pela Netflix a respeito de uma série. Anteriormente, a plataforma só tinha aberto o público de duas séries, “Você” (You) e “Sex Education”, que estariam “prestes” a atingir 40 milhões em seu primeiro mês.

Na terminologia da Netflix, uma série é considerada “vista” se um usuário assistiu a pelo menos 70% de um único episódio.

A plataforma vem, aos poucos, eliminando o sigilo sobre sua audiência, como forma de estabelecer um patamar diante da chegada de novos rivais ao mercado. E porque suas ações estão em queda.

Mas os números não impressionam. Considerando que “Umbrella Academy” teve 10 episódios em sua 1ª temporada, isso significa que cada capítulo foi visto por 4,5 milhões de pessoas. Seria razoável em canais de baixa audiência, como Fox e The CW. Só que esse número não é relativo ao público americano. É mundial.

Imagina-se que “Stranger Things” tenha mais público. Mas a boa-vontade da Netflix em relação à transparência é recente e não incluiu os números dessa série.

Quando e caso isso ocorra, pode representar um choque de realidade.

Afinal, o relatório também aponta o público total da Netflix. Está em 148,9 milhões em todo o mundo, tendo crescido 9,6 milhões no último ano. Na prática, isto significa que uma série de 10 episódios, vista por absolutamente todos os assinantes do serviço, teria menos público por capítulo que “Game of Thrones”.

O negócio muda de figura em relação a filmes, cuja audiência não se pulveriza entre muitos episódios.

A Netflix revelou que “Operação Fronteira” foi assistido por 52 milhões de pessoas em um mês, o que o transforma num blockbuster de seu gênero.

Até o medíocre “Estrada Sem Lei” – 55% de aprovação no Rotten Tomatoes – teria obtido sucesso, com 40 milhões em um mês.

Mas nenhum dos dois atingiu o status de “Bird Box”, visto por 45 milhões em uma semana, um fenômeno cultural que também rendeu desafios na internet e turismo ligado ao cenário real da produção.

“Bird Box continuou a ser visto até atingir 80 milhões de pessoas. Os dados impressionantes são da própria plataforma, mas também indicam um limite para seus maiores sucessos globais: 53,7% de sua audiência total.

Os 148,9 milhões de assinantes representaram um faturamento anual de US$ 4,5 bilhões para a companhia, que teria investido muito mais em conteúdo no mesmo período. A estimativa é de uma diferença de US$ 3,5 milhões negativos.

Após a divulgação do relatório, as ações da Netflix reagiram, subindo 3% – após caírem os mesmos 3% na sexta-feira (12/4), dia seguinte à apresentação da plataforma concorrente Disney+ (Disney Plus).