Dumbo estreia em 1º lugar, mas com um dos piores desempenhos da Disney nos EUA

Dumbo estreia em 1º lugar, mas com um dos piores desempenhos da Disney nos EUA

“Dumbo” não voou muito alto em sua estreia. O remake em live-action dirigido por Tim Burton estreou com US$ 45M (milhões) em 4,2 mil cinemas na América do Norte, abaixo das expectativas […]

“Dumbo” não voou muito alto em sua estreia. O remake em live-action dirigido por Tim Burton estreou com US$ 45M (milhões) em 4,2 mil cinemas na América do Norte, abaixo das expectativas do mercado – e da própria Disney.

Embora o valor tenha lhe rendido o 1º lugar nas bilheterias do fim de semana nos Estados Unidos e Canadá, representa uma das piores aberturas de um remake do catálogo animado da Disney, desde que o próprio Tim Burton lançou a tendência com “Alice no País das Maravilhas” em 2010.

Em comparação, a “Bela e a Fera” (2017) estreou com US$ 174M, “Mogli (2016) com US$ 103M e “Cinderela” (2015) com US$ 67M. Apenas “Christopher Robin” (2018) foi pior – e muito, com US$ 24,5M.

Não faltam teorias para explicar porque o elefantinho não conseguiu atrair mais público. Há o fato de o desenho original ter 80 anos e ser menos lembrado que desenhos mais recentes, como “A Bela e a Fera”, entre o público atual. Há também o problema da fadiga causada pelo lançamento em massa desse tipo de produção. E, se for esse o caso, a Disney terá problemas à vista, já que programou uma avalanche de remakes em curto prazo – “Aladdin”, “Rei Leão” e “Malévola: A Mestra do Mal” também estreiam em 2019.

Para complicar as contas, “Dumbo” teve um orçamento de produção de US$ 170M – mais caro que a “Capitã Marvel”, por exemplo. E para recuperar o investimento, terá que fazer muito sucesso no exterior. Sua abertura internacional foi melhor que a doméstica, levando o total mundial para US$ 116M, mas ainda muito longe da meta de US$ 600M para se pagar.

A produção também teve problemas para agradar a crítica, dividindo radicalmente as opiniões da imprensa norte-americana. Isto se refletiu em redondos 50% de aprovação na média registrada no site Rotten Tomatoes – inclusive entre os chamados “críticos top”. O fato impressiona de forma negativa, porque também foi a pior avaliação entre os lançamentos da semana.

Pior até que o horrendo “Unplanned”, drama literalmente barato da produtora evangélica PureFlix, que não esconde sua agenda política. Peça de propaganda anti-aborto, o filme foi lançado para “inspirar” mudanças nas leis dos Estados Unidos, assim como “Deus Não Está Morto 2” (2016) em relação à divisão entre “igreja” e estado. Com aval de críticos de blogs conservadores, conseguiu atingir 53% de aprovação no Rotten Tomatoes. É muito, considerando que, entre os “tops”, sua nota é 0%.

“Unplanned” abriu em 5º lugar. Bem melhor que o desastre “The Beach Bum”, novo fracasso estrelado por Matthew McConaughey, que fechou o Top 10 com apenas US$ 1,8M em seu lançamento. Nenhum desses dois filmes tem previsão de estreia no Brasil.

Outra novidade no ranking é o thriller “Hotel Mumbai”, que ampliou seu circuito. Após ser lançado em quatro salas na semana passada, adicionou mais 920 telas e apareceu em 8º lugar. Curiosamente, a produção vai estrear em maio no Brasil com um título bem diferente: “Atentado ao Hotel Taj Mahal”. Coisa de “tradutor” criativo.

Entre os demais filmes em cartaz, vale destacar ainda que “Capitã Marvel” está a US$ 10M de entrar no clube dos bilionários mundiais. E “Como Treinar Seu Dragão 3” superou a marca dos US$ 500 mil.

Confira abaixo os demais rendimentos dos 10 filmes mais vistos no final de semana nos Estados Unidos e no Canadá, e clique em seus títulos para ler mais sobre cada produção.

BILHETERIAS: TOP 10 América do Norte

1. Dumbo
Fim de semana: US$ 45M
Total EUA e Canadá: US$ 45M
Total Mundo: US$ 116M

2. Nós
Fim de semana: US$ 33,6M
Total EUA e Canadá: US$ 128,2M
Total Mundo: US$ 174,5M

3. Capitã Marvel
Fim de semana: US$ 20M
Total EUA e Canadá: US$ 353,8M
Total Mundo: US$ 990,6M

4. A Cinco Passos de Você
Fim de semana: US$ 6,2M
Total EUA e Canadá: US$ 35,8M
Total Mundo: US$ 50,6M

5. Unplanned
Fim de semana: US$ 6,1M
Total EUA e Canadá: US$ 6,1M
Total Mundo: US$ 6,1M

6. O Parque dos Sonhos
Fim de semana: US$ 4,9M
Total EUA e Canadá: US$ 37,8M
Total Mundo: US$ 52,2M

7. Como Treinar Seu Dragão 3
Fim de semana: US$ 4,2M
Total EUA e Canadá: US$ 348,9M
Total Mundo: US$ 501,8M

8. Hotel Mumbai
Fim de semana: US$ 3,1M
Total EUA e Canadá: US$ 3,2M
Total Mundo: US$ 3,2M

9. Um Funeral em Família
Fim de semana: US$ 2,7M
Total EUA e Canadá: US$ 70M
Total Mundo: US$ 71,1M

10. The Beach Bum
Fim de semana: US$ 1,8M
Total EUA e Canadá: US$ 1,8M
Total Mundo: US$ 1,8M