“Dumbo” não voou muito alto em sua estreia. O remake em live-action dirigido por Tim Burton estreou com US$ 45M (milhões) em 4,2 mil cinemas na América do Norte, abaixo das expectativas do mercado – e da própria Disney.
Embora o valor tenha lhe rendido o 1º lugar nas bilheterias do fim de semana nos Estados Unidos e Canadá, representa uma das piores aberturas de um remake do catálogo animado da Disney, desde que o próprio Tim Burton lançou a tendência com “Alice no País das Maravilhas” em 2010.
Em comparação, a “Bela e a Fera” (2017) estreou com US$ 174M, “Mogli (2016) com US$ 103M e “Cinderela” (2015) com US$ 67M. Apenas “Christopher Robin” (2018) foi pior – e muito, com US$ 24,5M.
Não faltam teorias para explicar porque o elefantinho não conseguiu atrair mais público. Há o fato de o desenho original ter 80 anos e ser menos lembrado que desenhos mais recentes, como “A Bela e a Fera”, entre o público atual. Há também o problema da fadiga causada pelo lançamento em massa desse tipo de produção. E, se for esse o caso, a Disney terá problemas à vista, já que programou uma avalanche de remakes em curto prazo – “Aladdin”, “Rei Leão” e “Malévola: A Mestra do Mal” também estreiam em 2019.
Para complicar as contas, “Dumbo” teve um orçamento de produção de US$ 170M – mais caro que a “Capitã Marvel”, por exemplo. E para recuperar o investimento, terá que fazer muito sucesso no exterior. Sua abertura internacional foi melhor que a doméstica, levando o total mundial para US$ 116M, mas ainda muito longe da meta de US$ 600M para se pagar.
A produção também teve problemas para agradar a crítica, dividindo radicalmente as opiniões da imprensa norte-americana. Isto se refletiu em redondos 50% de aprovação na média registrada no site Rotten Tomatoes – inclusive entre os chamados “críticos top”. O fato impressiona de forma negativa, porque também foi a pior avaliação entre os lançamentos da semana.
Pior até que o horrendo “Unplanned”, drama literalmente barato da produtora evangélica PureFlix, que não esconde sua agenda política. Peça de propaganda anti-aborto, o filme foi lançado para “inspirar” mudanças nas leis dos Estados Unidos, assim como “Deus Não Está Morto 2” (2016) em relação à divisão entre “igreja” e estado. Com aval de críticos de blogs conservadores, conseguiu atingir 53% de aprovação no Rotten Tomatoes. É muito, considerando que, entre os “tops”, sua nota é 0%.
“Unplanned” abriu em 5º lugar. Bem melhor que o desastre “The Beach Bum”, novo fracasso estrelado por Matthew McConaughey, que fechou o Top 10 com apenas US$ 1,8M em seu lançamento. Nenhum desses dois filmes tem previsão de estreia no Brasil.
Outra novidade no ranking é o thriller “Hotel Mumbai”, que ampliou seu circuito. Após ser lançado em quatro salas na semana passada, adicionou mais 920 telas e apareceu em 8º lugar. Curiosamente, a produção vai estrear em maio no Brasil com um título bem diferente: “Atentado ao Hotel Taj Mahal”. Coisa de “tradutor” criativo.
Entre os demais filmes em cartaz, vale destacar ainda que “Capitã Marvel” está a US$ 10M de entrar no clube dos bilionários mundiais. E “Como Treinar Seu Dragão 3” superou a marca dos US$ 500 mil.
Confira abaixo os demais rendimentos dos 10 filmes mais vistos no final de semana nos Estados Unidos e no Canadá, e clique em seus títulos para ler mais sobre cada produção.
BILHETERIAS: TOP 10 América do Norte
1. Dumbo
Fim de semana: US$ 45M
Total EUA e Canadá: US$ 45M
Total Mundo: US$ 116M
2. Nós
Fim de semana: US$ 33,6M
Total EUA e Canadá: US$ 128,2M
Total Mundo: US$ 174,5M
3. Capitã Marvel
Fim de semana: US$ 20M
Total EUA e Canadá: US$ 353,8M
Total Mundo: US$ 990,6M
4. A Cinco Passos de Você
Fim de semana: US$ 6,2M
Total EUA e Canadá: US$ 35,8M
Total Mundo: US$ 50,6M
5. Unplanned
Fim de semana: US$ 6,1M
Total EUA e Canadá: US$ 6,1M
Total Mundo: US$ 6,1M
6. O Parque dos Sonhos
Fim de semana: US$ 4,9M
Total EUA e Canadá: US$ 37,8M
Total Mundo: US$ 52,2M
7. Como Treinar Seu Dragão 3
Fim de semana: US$ 4,2M
Total EUA e Canadá: US$ 348,9M
Total Mundo: US$ 501,8M
8. Hotel Mumbai
Fim de semana: US$ 3,1M
Total EUA e Canadá: US$ 3,2M
Total Mundo: US$ 3,2M
9. Um Funeral em Família
Fim de semana: US$ 2,7M
Total EUA e Canadá: US$ 70M
Total Mundo: US$ 71,1M
10. The Beach Bum
Fim de semana: US$ 1,8M
Total EUA e Canadá: US$ 1,8M
Total Mundo: US$ 1,8M