Uma Aventura Lego 2 e mais três filmes do Oscar estreiam nos cinemas

Os shoppings recebem uma animação infantil e um terror, enquanto mais três dramas do Oscar 2019 ocupam o circuito intermediário de cinema nesta quinta-feira (7/2). O principal lançamento comercial é “Uma Aventura […]

Os shoppings recebem uma animação infantil e um terror, enquanto mais três dramas do Oscar 2019 ocupam o circuito intermediário de cinema nesta quinta-feira (7/2).

O principal lançamento comercial é “Uma Aventura Lego 2”, continuação da animação de 2014, que mostra Emmett, o personagem comum do primeiro filme, cada vez mais heroico, desta vez numa missão de resgate espacial. O lançamento é simultâneo com os Estados Unidos, onde o filme atingiu 92% de aprovação da crítica, na média do site Rotten Tomatoes.

Já o terror “Escape Room” é uma variação de “Jogos Mortais” lançada há um mês nos EUA, que surpreendeu com boa bilheteria – US$ 52,6 milhões faturados sobre um orçamento de apenas US$ 9 milhões. Apesar de ser considerado medíocre pela crítica americana, com 50% de aprovação, superou a avaliação de todos os oito capítulos de “Jogos Mortais” – média de 35%. Deve dar início a uma nova franquia.

Os títulos do Oscar 2019 na programação são “No Portal da Eternidade”, cinebiografia do pintor Vincent Van Gogh, que rendeu indicação de Melhor Ator a Willem Dafoe; “Se a Rua Beale Falasse”, adaptação do romance clássico de James Baldwin sobre racismo nos anos 1960, que concorre ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado (do cineasta Barry Jenkins, de “Moonlight”), Atriz Coadjuvante (Regina King) e Trilha Sonora; e “Guerra Fria”, grande vencedor do prêmio da Academia Europeia de Cinema, que disputa o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, Direção (Pawel Pawlikowski) e Fotografia.

Dos três, “No Portal da Eternidade” tem a menor nota no Rotten Tomatoes (80%), enquanto os outros dois empatam em 94%. Mas é o longa polonês que mais tem arrancado aplausos. Pawel Pawlikowski já venceu um Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (por “Ida” em 2015) e representa a maior ameaça para “Roma”, de Alfonso Cuarón, na premiação da Academia. Curiosamente, tanto “Guerra Fria” quanto “Roma” foram filmados em preto e branco e indicados ao Oscar de Melhor Fotografia.

A lista de estreias ainda inclui três filmes brasileiros, dos quais se destaca uma coprodução com a Argentina, “Vergel”, um drama pouco convencional estrelado por Camila Morgado.

Confira abaixo a lista completa de lançamentos da semana, com seus respectivos trailers e sinopses.

Uma Aventura Lego 2 | Estados Unidos | Animação

Cinco anos após os eventos do primeiro filme, a batalha contra inimigos alienígenas faz com que a cidade Lego torne-se Apocalipsópolis, em um futuro distópico onde nada mais é incrível. Neste contexto, Emmet constrói uma casa para que possa viver ao lado de Lucy, mas ela ainda o considera ingênuo demais. Quando um novo ataque captura não apenas Lucy, mas também Batman, Astronauta, UniKitty e o pirata, levando-os ao sistema planetário de Manar, cabe a Emmet construir uma espaçonave e partir em seu encalço. No caminho ele encontra Rex Perigoso, um navegante solitário que decide ajudá-lo em sua jornada.

Escape Room | Estados Unidos | Terror

Passando por momentos complicados em suas respectivas vidas, seis estranhos acabam sendo misteriosamente convidados para um experimento inusitado: trancados em uma imersiva sala enigmática cheia de armadilhas, eles ganharão um milhão de dólares caso consigam sair. Mas quando percebem que os perigos são mais letais do que imaginavam, precisam agir rápido para desvendar as pistas que lhes são dadas.

Se a Rua Beale Falasse | Estados Unidos | Drama

Baseado no célebre romance de James Baldwin, o filme acompanha Tish (Kiki Layne), uma grávida do Harlem, que luta para livrar seu marido de uma acusação criminal injusta e racista a tempo de tê-lo em casa para o nascimento de seu bebê.

No Portal da Eternidade | Estados Unidos | Drama

1888. Após sofrer com o ostracismo e a rejeição de suas pinturas em galerias de arte, Vincent Van Gogh (Willem Dafoe) decide ouvir o conselho de seu mentor, Paul Gauguin (Oscar Isaac), e se mudar para Arles, no sul da França. Lá, lutando contra os avanços da loucura, da depressão e as pressões sociais, o pintor holandês adentra uma das fases mais conturbadas e prolíficas de sua curta, porém meteórica trajetória.

Guerra Fria | Polônia | Drama

Durante a Guerra Fria, entre a Polônia stalinista e a Paris boêmia dos anos 1950, um músico amante da liberdade e uma jovem cantora com histórias e temperamentos completamente diferentes vivem um amor impossível.

Vergel | Brasil, Argentina | Drama

Em pleno verão, uma mulher brasileira (Camila Morgado) espera o corpo do seu marido que foi morto durante as férias do casal na Argentina. A burocracia é tanta e a espera tão longa que ela começa a perder a noção do tempo e o senso de realidade. O apartamento onde ela está hospedada é cheio de plantas mas ela sequer consegue cuidar delas. Até que uma vizinha (Maricel Álvarez) se oferece para ajudar a regar e a mulher encontra nessa desconhecida alguém com quem compartilhar sua dor.

O Galã | Brasil | Comédia

Júlio (Thiago Fragoso) aspira se tornar um grande ator, mas a grande maioria de suas empreitadas nas telas costumam dar errado. Quando o dinheiro aperta, ele resolve recorrer ao seu meio irmão Beto (Luiz Henrique Nogueira), um obcecado roteirista de novelas que vive em reclusão, com quem ele não tem muito contato. O ator acredita que sua grande chance será concedida pelo irmão, mas a relação entre os dois se torna a cada dia mais insustentável.

Jovens Infelizes ou Um Homem que Grita não É um Urso que Dança | Brasil | Drama

Um grupo de artistas vive reunido em uma pequena casa. Sofrendo com as más condições financeiras, eles tentam criar uma verdadeira arte revolucionária, capaz de enfrentar o sistema e libertá-los da opressão do governo. Quando algumas tentativas falham, eles partem para medidas extremas.

O Médico Indiano | Estados Unidos | Documentário

A história do Dr. Vasant Lad, o pioneiro da medicina holística que trouxe o antigo sistema de saúde Ayurveda da Índia para o Ocidente no fim da década de 1970. Unindo seus talentos medicinais e místicos, ele há décadas está no centro do movimento pela mudança da maneira como corpos e espíritos são cuidados nos Estados Unidos.