Pistas do trailer revelam identidades dos “monstros” de Homem-Aranha: Longe de Casa

O primeiro trailer de “Homem-Aranha: Longe de Casa” mostrou que o herói vivido por Tom Holland vai enfrentar estranhos monstros “elementais”, vilões que controlam água, fogo e terra, e que também são […]

O primeiro trailer de “Homem-Aranha: Longe de Casa” mostrou que o herói vivido por Tom Holland vai enfrentar estranhos monstros “elementais”, vilões que controlam água, fogo e terra, e que também são enfrentados por Mystério (Jake Gyllenhaal) na prévia.

O detalhe é que os responsáveis pelos ataques grandiosos não são criaturas irracionais, mas velhos conhecidos dos leitores de quadrinhos. E o próprio trailer deu as pistas de suas identidades, por meio de easter-eggs estrategicamente plantados nas cenas de suas aparições.

O primeiro easter-egg está em um barco que passa por Ned (Jacob Batallon) e Betty (Angourie Rice) em Veneza. O veículo traz a numeração “ASM 212”, que é uma referência à revista “Amazing Spider-Man” de número 212, escrita por Dennis O’Neil e com arte de John Romita Jr., que introduziu o vilão Homem-Hídrico.

O segundo aparece rapidamente na cena em que Nick Fury (Samuel L. Jackson) e Maria Hill (Cobie Smulders) confrontam o “elemental” da terra. A placa do carro na frente deles traz o numeral “463”, referência à quarta edição de “Amazing Spider-Man”, escrita por Stan Lee e desenhada por Steve Ditko em 1963. Ela introduziu o perigoso vilão Homem-Areia.

Finalmente, quando os colegas de classe de Peter correm por suas vidas na Tower Bridge londrina, eles passam por um carro com outra placa reveladora, onde se lê “2865 SEP”. Trata-se de uma alusão à edição 28 de “Amazing Spider-Man”, outro clássico de Lee e Ditko, publicada em setembro de 1965 com a origem do Magma.

Homem-Hídrico, Homem-Areia e Magma são vilões menos perigosos do que a aparição das criaturas sugerem no trailer. E esta diferença pode estar relacionada à participação de Mystério na história. Apresentado como herói capaz de vencer os “monstros”, Mystério é um vilão conhecido nos quadrinhos por jogar com as aparências, usando efeitos visuais para disfarçar o fato de que, na verdade, não tem poder algum.

De todo modo, boa sacada dos roteiristas.

Novamente escrito por Erik Sommers e Chris McKenna, e com direção de Jon Watts, responsáveis pelo filme anterior, “Homem-Aranha: Longe de Casa” estreia em 4 de julho Brasil, um dia antes do lançamento nos Estados Unidos.

Veja as referências ao lado das capas das edições citadas abaixo.