Oscar 2019: Atriz de Roma é primeira indígena indicada a prêmio da Academia


Das 10 indicações de “Roma” ao Oscar 2010, uma foi especialmente celebrada pelo cineasta Alfonso Cuarón. E não foi nenhuma das cinco categorias que podem lhe render prêmios individuais.

Cuarón lembrou um feito histórico conseguido por seu filme, que transformou a mexicana Yalitza Aparicio na primeira indígena indicada ao Oscar de Melhor Atriz.


“Claro, a indicação da Academia que me faz mais feliz foi a de Yalitza Aparicio”, disse ele ao site Deadline. “Nunca antes houve uma mulher indígena nomeada para um Oscar. Este é um filme que se centra em uma trabalhadora mexicana de origem indígena e eu estou muito emocionado pelo modo como sua história se conectou com o público ao redor o mundo.”

Ele também disse que a “humanidade” do filme se devia à atuação de Aparicio e de sua colega de elenco Marina de Tavira, indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, dizendo que o trabalho das duas “transcendeu o filme”.



Marcel Plasse é jornalista, participou da geração histórica da revista de música Bizz, editou as primeiras graphic novels lançadas no Brasil, criou a revista Set de cinema, foi crítico na Folha, Estadão e Valor Econômico, escreveu na Playboy, assinou colunas na Superinteressante e DVD News, produziu discos indies e é criador e editor do site Pipoca Moderna



Back to site top
Change privacy settings