Estreias: A Favorita e Green Book abrem temporada do Oscar 2019 nos cinemas brasileiros

Os cinemas brasileiros entram no ritmo do Oscar 2019 com as estreias de “A Favorita” e “Green Book – O Guia” nesta quinta-feira (24/1). Um dos filmes com mais indicações a prêmios […]

Os cinemas brasileiros entram no ritmo do Oscar 2019 com as estreias de “A Favorita” e “Green Book – O Guia” nesta quinta-feira (24/1).

Um dos filmes com mais indicações a prêmios da Academia de Artes e Ciências dos Estados Unidos (10, empatado com “Roma”), o longa britânico tem ótimo elenco feminino, encabeçado por Olivia Colman como a rainha Anne, que prefere se deliciar com corridas de patos, abacaxis e sexo a saber da guerra que seu país trava contra a França. Assim, permite que sua melhor amiga – e amante – , a duquesa Sarah Churchill (Rachel Weisz), comande o país. Mas uma nova criada, Abigail (Emma Stone), encanta sua majestade, deixando a posição de Sarah ameaçada, e não demora para as duas se verem como rivais pela atração – e o poder – da coroa britânica. Fato raro: as três atrizes foram indicadas ao Oscar – Weisz e Stone como Coadjuvantes.

Dirigido pelo grego Yorgos Lanthimos, “A Favorita” tem 92% de aprovação no site Rotten Tomatoes e já fez uma limpa no BIFA, o “Oscar independente britânico”, onde conquistou nada menos que 10 prêmios – recorde do evento.

“Green Book”, por sua vez, venceu o Festival de Toronto e o Globo de Ouro (como Melhor Comédia), mas ficou com 82% no Rotten Tomatoes, após dividir opiniões por seu viés condescendente sobre o racismo. Escrito e dirigido por brancos, mostra como um branco grosso e preconceituoso (Viggo Mortensen) se torna uma pessoa melhor ao conhecer um negro refinado (Mahershala Ali). A história é verídica e foi escrita por Nick Vallelonga, filho do homem que trabalhou nos anos 1960 como motorista para o grande pianista Dr. Don Shirley. A direção é de Peter Farrelly, em seu primeiro trabalho mais dramático, após fazer carreira com besteiróis (“Débi & Lóide”, “Quem Vai Ficar com Mary”). Mas o destaque pertence aos dois protagonistas, selecionados para o Oscar.

O timing que privilegia os “filmes do Oscar” atrapalha a maior estreia da semana, “Creed II”, que chega ao Brasil fora de época, mais de dois meses após seu lançamento nos EUA. Com 83% no Rotten Tomatoes, o drama continua a acompanhar os passos de Adonis (Michael B. Jordan), filho de Apollo Creed, para seguir a trajetória vitoriosa de seu pai no boxe, com o auxílio do veterano Rocky (Sylvester Stallone). Entretanto, seu novo adversário tem uma conexão com a morte de Apollo. O roteiro assinado pelo próprio Stallone em parceria com Cheo Hodari Coker (criador da série “Luke Cage”) resgata o vilão de “Rocky IV”, Ivan Drago (Dolph Lundren). A luta de Adonis é contra o filho de Drago, encarnado no longa pelo boxeador romeno Florian Munteanu.

Também em lançamento amplo, a comédia brasileira “Eu Sou Mais Eu” faz Kéfera Buchmann (“É Fada”) viajar no tempo para aprender uma lição inspirada em muitas Sessões da Tarde. Cantora famosa arrogante, ela é assediada por uma fã assustadora e acorda em 2004, tendo que viver novamente sua vida como uma adolescente perdedora. A direção é de Pedro Amorim (“Divórcio”) e um dos roteiristas, L.G. Bayão, assinou cinco filmes só no ano passado!

No circuito alternativo, duas produções do Maranhão chamam atenção pela coincidência de calendário. Enquanto a comédia “Muleque Té Doido – Mais Doido Ainda!” demonstra ambições/limitações de um produto regional, “Boi de Lágrimas” amplia a filmografia de Frederico Machado, cineclubista-cineasta que já trabalha na pós-produção de seu próximo – o quinto – longa-metragem.

Há outras estreias limitadas, com destaque para o centro-europeu “Shade – Entre Bruxas e Heróis”, premiado na Mostra Geração do Festival do Rio do ano passado, e o palestino “Wajib – Um Convite de Casamento”, premiado nos festivais de Locarno, Londres, Dubai, Amiens e Mar del Plata. Para saber mais sobre os lançamentos da semana, veja os trailers e as sinopses abaixo.

A Favorita | Reino Unido | Comédia

Na Inglaterra do século 18, Sarah Churchill (Rachel Weisz), a Duquesa de Marlborough, exerce sua influência na corte como confidente, conselheira e amante secreta da Rainha Ana (Olivia Colman). Seu posto privilegiado, no entanto, é ameaçado pela chegada de Abigail (Emma Stone), nova criada que logo se torna a queridinha da majestade e agarra com unhas e dentes a oportunidade única.

Green Book – O Guia | Estados Unidos | Comédia

1962. Tony Lip (Viggo Mortensen), um dos maiores fanfarrões de Nova York, precisa de trabalho após sua discoteca, o Copacabana, fechar as portas. Ele acaba virando motorista de um pianista (Mahershala Ali), conduzindo-o numa turnê pelos Estados Unidos. Enquanto os dois se chocam no início, um vínculo finalmente cresce à medida que eles viajam.

Creed II | Estados Unidos | Drama

Adonis Creed (Michael B. Jordan) saiu mais forte do que nunca de sua luta contra ‘Pretty’ Ricky Conlan (Tony Bellew), e segue sua trajetória rumo ao campeonato mundial de boxe, contra toda a desconfiança que acompanha a sombra de seu pai e com o apoio de Rocky (Sylvester Stallone). Sua próxima luta não será tão simples, ele precisa enfrentar um adversário que possui uma forte ligação com o passado de sua família, o que torna tudo ainda mais complexo.

Eu Sou Mais Eu | Brasil | Comédia

Camila Mendes (Kéfera Buchmann) é uma popstar arrogante, que busca o sucesso a todo custo. Prestes a lançar uma nova música, ela é surpreendida em casa pela visita de sua fã número 1 (Estrela Straus), que insiste em tirar uma selfie com ela. O que Camila não esperava era que tal situação a levasse de volta à adolescência, quando sofria bullying de praticamente todos no colégio. Seu único amigo é Cabeça (João Côrtes), que tenta ajudá-la a encontrar seu verdadeiro eu, já que só assim conseguirá voltar à sua realidade.

Boi de Lágrimas | Brasil | Drama

Na periferia de São Luís, no Maranhão, a filha de um humilde tocador de pandeiro decide participar de manifestações políticas que estão ocorrendo no centro da cidade. Enquanto isso, um amigo próximo dos dois começa a ter pensamentos sombrios e obscuros a respeito da família logo após descobrir sobre a gravidez de sua própria esposa.

Muleque Té Doido – Mais Doido Ainda! | Brasil | Comédia

Guida, Nikima, Erlanes e Sorriso precisam correr contra o tempo para salvar Luna, a filha do povo da lua. Luna vai ser sacrificada para reviver o Rei Dom Sebastião e libertá-lo do encantamento que o transformou num grande Touro Negro e encantado com uma estrela dourada na testa. E, com isso, a Ilha de São Luís vai mergulhar nas profundezas do oceano para sempre. Exibição no Norte-Nordeste.

Shade – Entre Bruxas e Heróis | Sérvia, Macedônia | Infantil

Quieto e tímido, o jovem Jovan (Mihajlo Milavic) nasceu com uma leve paralisia cerebral e constantemente usa de sua imaginação para escapar da realidade na qual está inserido. Em sua mente ele é um poderoso super-herói que combate o crime de maneira corajosa e astuta, mas quando uma nova aluna se aproxima de Jovan querendo uma amizade real, ele precisará fazer novas escolhas.

Wajib – Um Convite de Casamento | Palestina | Drama

epois de anos vivendo na Itália, Shadi (Saleh Bakri) retorna à Nazaré com uma missão: entregar convites para o casamento de sua irmã individualmente para cada convidado, de acordo com o costume palestino local. Para isso, terá que realizar a atividade ao lado de seu pai, Abu Shadi (Mohammad Bakri). Em exibição apenas no CineSesc, em São Paulo.

Sou Carnaval | Brasil | Documentário

Durante o carnaval em Salvador, a grande mídia foca nos trios elétricos e camarotes lotados por personalidades e artistas famosos. No entanto, o diretor Marcio Cavalcante procurou conversar com pessoas anônimas, o povo, que são fundamentais para compor a histeria coletiva que sustenta o carnaval baiano há anos.

BTS World Tour: Love Yourself In Seoul | Coreia do Sul | Documentário

Filmado no Estádio Olímpico de Seul durante a turnê mundial da banda BTS, o show mais concorrido de 2018 chega com exclusividade nos cinemas do mundo todo em um evento de um dia: sábado, 26 de janeiro. Este evento reunirá os fãs de todo o planeta para comemorar o sucesso mundial dos sete membros do grupo, que se tornou um fenômeno internacional nunca antes visto. Exclusivo do Cinemark.