BIFA 2018: A Favorita bate recorde de prêmios no “Oscar” do cinema indie britânico

A comédia de época “A Favorita” foi a grande vencedora da principal premiação do cinema independente britânico, conhecida pela sigla BIFA (British Independent Film Awards). A obra do grego Yorgos Lanthimos conquistou […]

A comédia de época “A Favorita” foi a grande vencedora da principal premiação do cinema independente britânico, conhecida pela sigla BIFA (British Independent Film Awards). A obra do grego Yorgos Lanthimos conquistou impressionantes 10 prêmios de seu total de 13 indicações, inclusive Melhor Filme. O número de vitórias é recorde na premiação.

A cerimônia, que aconteceu na noite de domingo (2/12) em Londres, acrescentou mais cinco conquistas ao total, já que cinco vitórias nas categorias técnicas foram anunciadas antecipadamente há duas semanas.

Além de Melhor Filme, o longa conquistou os BIFAs de Melhor Direção, Roteiro, Atriz (Olivia Colman) e Atriz Coadjuvante (Rachel Weisz). Os prêmios anteriores foram de Melhor Elenco, Fotografia, Figurino, Melhor Maquiagem/Penteado e Cenografia.

Na prática, “A Favorita” só perdeu em duas categorias que disputava: Melhor Edição e Som. E viu uma de suas candidatas (Emma Stone) ser derrotada pela outra (Rachel Weisz) na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante.

O longa se passa na Inglaterra no começo do século 18 e traz Colman como a demente rainha Anne, que prefere se entreter com corridas de patos e se deliciar com abacaxis que saber da guerra que seu país trava contra a França. Assim, permite que sua melhor amiga, a duquesa Sarah Churchill (Weisz), comande o país. Mas uma nova criada, Abigail (Stone), encanta sua majestade, deixando a posição de Sarah ameaçada, e não demora para as duas se verem como rivais pela atenção – e o poder – do trono britânico.

“A Favorita” já tinha vencido dois troféus no Festival de Veneza 2018: o Grande Prêmio do Júri (Leão de Prata) e o de Melhor Atriz, conquistado por Olivia Colman. A estreia no Brasil está marcada para 24 de janeiro.

O segundo filme com mais indicações foi o thriller “American Animals”, de Bart Layton, que disputava 11 categorias e venceu duas: Melhor Estreia na Direção e Edição.

O prêmio de Melhor Ator ficou com Joe Cole, por “A Prayer Before Dawn” e o de Ator Coadjuvante com Alessandro Nivola, por “Desobediência”. Além disso, Judi Dench foi homenageada com um prêmio pela carreira.

Para completar, vale destacar que “Roma”, produção da Netflix dirigida por Alfonso Cuarón, venceu como Melhor Filme Estrangeiro, aumentando as aspirações do longa ao Oscar.

Confira abaixo a lista completa dos premiados.

Melhor Filme Independente Britânico
“A Favorita”, de Yorgos Lanthimos

Melhor Direção
Yorgos Lanthimos, por “A Favorita”

Melhor Roteiro
Deborah Davis & Tony McNamara, por “A Favorita”

Melhor Atriz
Olivia Colman, por “A Favorita”

Melhor Ator
Joe Cole, por “A Prayer Before Dawn”

Melhor Atriz Coadjuvante
Rachel Weisz, por “A Favorita”

Melhor Ator Coadjuvante
Alessandro Nivola, por “Desobediência”

Melhor Revelação
Jessie Buckley, por “Beast”

Melhor Estreia em Direção
Richard Billingham, por “Ray & Liz”

Melhor Estreia em Roteiro
Bart Layton, por “American Animals”

Melhor Estreia em Produção
Jacqui Davies, por “Ray & Liz”

Melhor Documentário
“Evelyn”, de Orlando von Einsiedel

Melhor Filme Independente Internacional
“Roma”, de Alfonso Cuarón

Melhor Elenco
“A Favorita”

Melhor Elenco
“A Favorita”

Melhor Fotografia
Robbie Ryan (“A Favorita”)

Melhor Edição
Nick Fenton, Julian Hart & Chris Hill (“American Animals”)

Melhor Figurino
Sandy Powell (“A Favorita”)

Melhor Cenografia
Fiona Crombie (“A Favorita”)

Melhor Maquiagem e Penteados
Nadia Stacey (“A Favorita”)

Melhor Trilha Sonora
Jonny Greenwood (“Você Nunca Esteve Realmente Aqui”)

Melhor Som
Paul Davies (“Você Nunca Esteve Realmente Aqui”)

Melhores Efeitos Especiais
Howard Jones (“O Homem das Cavernas”)

Melhores Efeitos Especiais

“O Homem das Cavernas”
“Dead in a Week (Or Your Money Back)”
“Paterloo”