Nova versão da BBC para Os Miseráveis ganha trailer épico

A rede BBC divulgou o trailer de sua nova adaptação de “Os Miseráveis”, um dos romances mais filmados de todos os tempos. Seis anos após a estreia da versão musical, a história […]

A rede BBC divulgou o trailer de sua nova adaptação de “Os Miseráveis”, um dos romances mais filmados de todos os tempos. Seis anos após a estreia da versão musical, a história clássica de Victor Hugo retorna como uma minissérie, que traz Lily Collins (“Simplesmente Acontece”) como Fantine, David Oyelowo (“Selma”) como Javert e Dominic West (série “The Affair”) como Jean Valjean.

O visual atesta que se trata de uma produção dispendiosa com pretensões épicas. Mas, embora não seja acompanhada pelas músicas que marcaram o filme recente, cada cena evoca as imagens da ainda mais grandiosa versão hollywoodiana.

A adaptação constante de romances clássicos e muito filmados é um costume antigo da BBC. E um dos reflexos de se tratar de uma rede pública de televisão, com função produzir uma programação educativa.

“Os Miseráveis” já foi exibido em diversas configurações na televisão, incluindo minisséries na própria BBC. Entre as mais recentes, estão a versão francesa estrelada por Gerard Depardieu em 2000 e até como uma telenovela mexicana em 2014. No cinema, já são mais de 100 anos de versões, iniciadas por uma produção muda em 1912.

A nova adaptação está a cargo do roteirista Andrew Davies, um dos especialistas da BBC em adaptações de livros clássicos, como “Orgulho e Preconceito (1995), “Razão e Sensibilidade” (2008) e o recente “Guerra e Paz” (2016). Ele também foi criador da versão original de “House of Cards” (1990), que surgiu como uma minissérie britânica.

A direção é de Tom Shankland (da série “The Missing”) e o elenco ainda inclui Oliva Colman (“A Favorita”), Adeel Akhtar (“Utopia”), Ellie Bamber (“O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos”) e Josh O’Connor (“O Reino de Deus”).

A data de estreia ainda não foi divulgada.