Netflix anuncia renovação confusa de O Mundo Sombrio de Sabrina

A Netflix anunciou nesta terça-feira (18/12) a renovação da série “O Mundo Sombrio de Sabrina” para mais uma – não se sabe qual – temporada.

Vamos por partes. A divulgação de “Sabrina” está seguindo o formato adotado em “La Casa de Papel”. Lembrem-se que a plataforma dividiu a 1ª parte da série espanhola em duas partes e, em vez de anunciar a 2ª temporada, noticiou a produção da Parte 3.

O mesmo está acontecendo com a série da bruxinha dos quadrinhos. Após os 10 episódios anunciados como 1ª temporada, que foram seguidos por um especial de Natal, a Netflix lançou o trailer da “Parte 2”. E agora revelou ter renovado a série para as Partes 3 e 4.

Confuso? Muito. Não está claro se são duas temporadas dividida em duas partes (prática comum na TV, que rende o termo “midseason”) ou se são quatro temporadas de 10 a 8 episódios cada.

Isso faz diferença? Na hora do planejamento narrativo e da renovação para novos capítulos faz. Quando chegar a hora de decidir a continuação da série, serão anunciadas as partes 5 e 6 juntas?

E se essa nomenclatura de “partes”, em vez de temporadas, for adotada para mais séries? Estaria a Netflix tentando estabelecer um novo padrão para o formato de produção de séries?

Se há perguntas é porque há dúvidas. E a clareza sempre é preferível para se relaxar e aproveitar melhor qualquer produto.

Os detalhes dessa renovação particionada revelam que as Partes 3 e 4 terão menos episódios, oito cada. Isto provavelmente pode significar que foi feita uma provisão para mais um ou dois especiais de Sabrina no fim do próximo ano.

Baseada na personagem de quadrinhos criada nos anos 1960 na editora Archie Comics, a série acompanha a bruxinha Sabrina, que continua adolescente como na época de sua atração anterior, “Sabrina, Aprendiz de Feiticeira” (1996–2003), mas, além de problemas românticos e provas da escola, tem agora que lidar com rituais satânicos, criaturas das trevas e tramas de terror.

O clima gótico reflete os quadrinhos atuais da personagem, numa abordagem introduzida pelo roteirista Roberto Aguirre-Sacasa – que também é chefe criativo da Archie Comics. O próprio autor das HQs criou a série, em parceria com o ubíquo produtor Greg Berlanti e o diretor Lee Toland Krieger – o trio que lançou “Riverdale” com sucesso na TV americana.

Além de Kiernan Shipka (“Mad Men”) no papel da bruxinha, o elenco inclui Miranda Otto (“Flores Raras”, série “24: Legacy”), Lucy Davis (a Etta Candy de “Mulher-Maravilha”), Chance Perdomo (série “Midsummer Murders”), Ross Lynch (série “Austin & Ally”), Jaz Sinclair (série “The Vampire Diaries”), Michelle Gomez (série “Doctor Who”), Tati Gabrielle (série “The 100”) e Bronson Pinchot (“Amor à Queima-Roupa”).

As novas partes ainda não tem data de estreia, mas a Parte 2, com 10 episódios, chega ao streaming em 5 de abril. O trailer já pode ser assistido aqui.