Bumblebee é “o melhor dos Transformers”, diz a crítica americana

Os críticos norte-americanos tiveram acesso às primeiras sessões para a imprensa de “Bumblebee”, derivado da franquia “Transformers”, e as manifestações compulsórias/compulsivas nas redes sociais dos nerds com credencial foram as mais elogiosas […]

Os críticos norte-americanos tiveram acesso às primeiras sessões para a imprensa de “Bumblebee”, derivado da franquia “Transformers”, e as manifestações compulsórias/compulsivas nas redes sociais dos nerds com credencial foram as mais elogiosas possíveis.

O elogio mais comum foi a exaltação de que “Bumblebee” é “o melhor dos Transformers”, embora isso não seja necessariamente um elogio. Nunca é demais lembrar que, embora o público tenha lotado os filmes da franquia, eles só receberam críticas negativas. O melhor dos “Transformers” foi justamente o primeiro, de 2007, que recebeu 57% de aprovação. Cada lançamento posterior registrou queda na nota, até registrar 16% no filme mais recente, “O Último Cavaleiro”, de 2017.

A diferença, aparentemente, é que nenhum “Transformers” teve Hailee Steinfeld antes. O desempenho da atriz, que já foi até indicada ao Oscar (por “Bravura Indômita”, aos 15 anos), é uma unanimidade entre os críticos, que também aprovaram a nostalgia dos anos 1980 trazida pela produção.

Perri Nemiroff, do site Collider, foi um dos que fez a comparação: “‘Bumblebee’ é, de longe, o melhor filme de ‘Transformers’. Belamente filmado, com muito humor certeiro e absolutamente cheio de coração. Não é mais surpresa, mas Hailee Steinfeld é fantástica. Absolutamente tudo é uma delícia!”.

Erik Davis, do site Fandango, fez eco e voltou a elogiar Steinfeld. “‘Bumblebee’ é o melhor filme de ‘Transformers’, e o meu favorito também. Hailee Steinfeld eleva todas cenas em que participa, e o visual mais velho dos robôs faz com que seja mais fácil seguir a ação”, escreveu.

Mike Ryan, do Uproxx, chegou a ficar perplexo por ter gostado filme. “Cara, ‘Bumblebee’: eu meio que amei. Eu honestamente não acredito que estou dizendo isso! Para quem queria ver os designs da Gen 1 em um filme, os primeiros cinco minutos do filme são pornô para fãs de ‘Transformers'”, comentou.

Mike Rougeau, do site GameSpot, completou elogiando a escolha de situar a trama nos anos 1980, que permitiu não só referências às música e filmes, mas uma verdadeira incorporação do espírito da época. “‘Bumblebee’ é um filme totalmente anos 1980 no melhor jeito possível. Tem uma energia parecida com Spielberg e John Hughes. Há muitas piadas com ‘O Clube Dos Cinco’ e Hailee Steinfeld (que é ótima) passa metade do filme tentando fazer Bumblebee gostar de The Smiths. Nossa, eu amei isso”.

O primeiro filme derivado da franquia “Transformers” é um prólogo, passado na Califórnia dos anos 1980, e traz Bumblebee como um fusca amarelo. Não por acaso, era assim que ele aparecia no desenho animado da época.

A prévia revisita a premissa do primeiro “Transformers”, em que Shia LaBeouf descobria que seu carro era Bumblebee. Com mudança de sexo do protagonista, agora é Hailee Steinfeld quem se surpreende com o motor robótico de seu veículo. A ideia também remete ao clássico filme da Disney “Se Meu Fusca Falasse” (1968). Mas não demora para essa fábula motorizada virar um típico “Transformers”, com as inevitáveis explosões, perseguições, lutas contra decepticons e a chegada de Optimus Prime.

O roteiro foi escrito por Christina Hodson (“Refém do Medo”) e a direção está a cargo de Travis Knight, da aclamada animação “Kubo e as Cordas Mágicas” – indicada ao Oscar 2017 – , que fará seu primeiro trabalho com atores reais.

Já o elenco coadjuvante conta com John Cena (“Pai em Dose Dupla 2”), Pamela Adlon (série “Better Things”), Jorge Lendeborg Jr. (“Homem-Aranha: De Volta ao Lar”), Jason Drucker (“Diário de um Banana: Caindo na Estrada”), Kenneth Choi (série “The Last Man on Earth”), John Ortiz (“Kong: a Ilha da Caveira”), Stephen Schneider (série “Imaginary Mary”), Ricardo Hoyos (série “Degrassi: Next Class”), Abby Quinn (“The Journey Is the Destination”), Rachel Crow (“Deidra & Laney Rob a Train”), Grace Dzienny (série “Zoo”) e Dylan O’Brien (“Maze Runner”) como a voz de Bumblebee.

A estreia vai acontecer em 25 de dezembro no Brasil, quatro dias após o lançamento nos Estados Unidos.