Uma das próximas sequências de Animais Fantásticos vai se passar no Rio de Janeiro

Caso não ocorra uma reviravolta muito grande no desempenho da saga “Animais Fantásticos” nos cinemas, um dos próximos filmes da franquia deverá se passar no Rio de Janeiro dos anos 1930. O […]

Caso não ocorra uma reviravolta muito grande no desempenho da saga “Animais Fantásticos” nos cinemas, um dos próximos filmes da franquia deverá se passar no Rio de Janeiro dos anos 1930.

O ator Eddie Redmayne confirmou a informação em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo. “Jo acabou de anunciar. Não estava sabendo de nada, então saí do voo e alguém me falou: ‘Só para você saber, um dos próximos filmes será no Rio de Janeiro’. Uau, vamos para o Rio!”, disse Redmayne. “Tive muita sorte de passar um tempo na cidade com minha filha e minha mulher durante a Olimpíada. Foi um período maravilhoso”, ele ainda elogiou.

O anúncio ainda não é oficial, mas Jo, ou melhor, a escritora J.K. Rowling publicou um grande indício da encenação no Rio no Twitter, ao explicar uma nova imagem que tinha incluído em seu perfil. “Rio da Janeiro nos anos 1930”. Ao perceber que tinha escrito o nome da cidade errado, ela ainda comentou: “Eu deveria saber escrever Rio de Janeiro após a quantidade de vezes que escrevi/digitei isso nos últimos meses”.

Ou seja, a cidade deve realmente ser um dos cenários dos vindouros filmes de “Animais Fantásticos”, atualmente roteirizados pela própria Rowling.

Vale lembrar que, nos livros de J.K. Rowling, o Rio possui uma das mais importantes escolas de magia e bruxaria do mundo, tem um time de quadribol com curupiras como mascotes e é lar da cobra libertada por Potter em “A Pedra Filosofal”. Além disso, sabe-se que Newt Scamander estudou lesmas de fogo nas florestas tropicais do Brasil.

Mas o o ator Ezra Miller, que vive Credence Barebone nos filmes de “Animais Fantásticos”, comentou que, embora o Rio esteja mesmo no roteiro da saga, a viagem para o litoral brasileiro não deve acontecer no próximo longa, que possivelmente será passado na China.

“Vou dizer o que sei: as aspirações de Jo envolvem transportar os subsequentes filmes no mundo para fora da nossa bolha do Ocidente.”

Considerando que o primeiro “Animais Fantásticos e Onde Habitam” (2016) acompanha Newt Scamander nos Estados Unidos de 1926 e a sequência é ambientada em Paris, no ano de 1927, é possível observar um padrão, colocando o próximo filme em 1928 e apenas o quinto em 1930, data citada por Rowling em sua alusão ao Rio de Janeiro.

Rowling já disse que a saga “Animais Fantásticos” terá cinco filmes.

Por outro lado, ela também comentou que a história duraria duas décadas. “A nossa história começa em 1926 e termina em 1945. É apenas muito grande para caber em somente um filme!”, ela contou há dois anos. Isto joga por terra o padrão analisado acima, pois indica uma aceleração da história. Neste caso, o Rio de Janeiro de 1930 poderia surgir já no próximo lançamento.

Entretanto, se a história realmente trouxer os personagens ao Rio, o produtor inglês David Heyman, que está na franquia desde “Harry Potter e a Pedra Filosofal” (2001), adianta que isso não significa que o elenco virá ao país. “Infelizmente, mesmo se a trama do longa for no Brasil, teremos de filmar nos estúdios Leavesden, em Londres. Não conseguimos nem ir para Paris, que é muito mais perto”, avisou.

Fato. As cenas de Paris vistas em “Os Crimes de Grindelwald” foram captadas por cinco membros da equipe técnica e inseridas no filme por computação gráfica. O resto dos cenários foi todo filmado no estúdio britânico citado pelo produtor.

“Acho que será a mesma coisa. Espero que pelo menos possamos promover o filme no Brasil”, disse a atriz Katherine Waterston, que interpreta a bruxa Tina Goldstein, ao repórter da Folha. “Sei que temos uma base maravilhosa de fãs no Brasil apenas de fazer eventos em videoconferência para cinemas lotados. Isso é muito bacana. Espero passar algum tempo no Rio”.

Por via das dúvidas,