Halloween é a principal estreia da semana nos cinemas

No último fim de semana antes do Halloween, a principal estreia de cinema é justamente o filme homônimo. Fenômeno de bilheteria na América do Norte, o revival da franquia clássica de terror […]

Divulgação/Universal

No último fim de semana antes do Halloween, a principal estreia de cinema é justamente o filme homônimo. Fenômeno de bilheteria na América do Norte, o revival da franquia clássica de terror chega ao Brasil após quebrar diversos recordes de faturamento e com aval da crítica norte-americana – 79% de aprovação no Rotten Tomatoes.

Entre os diversos detalhes da produção, um fato específico merece ser louvado nesse sucesso: o envolvimento do criador do filme original, o cineasta e músico John Carpenter, que compôs a trilha sonora do novo confronto entre o psicopata Michael Myers e sua velha rival, Laurie Strone, vivida por Jamie Lee Curtis, que também volta ao papel original.

Para quem não lembra, Laurie Strode era a babá adolescente que sobreviveu ao primeiro e segundo filmes criados por John Carpenter. O papel rendeu a Jamie Lee Curtis o apelido de “Scream Queen” e foi retomado mais duas vezes: no longa que celebrou 20 anos da franquia e naquele em que ela morreu, o último “Halloween” antes do remake de Rob Zombie – que, por sua vez, recomeçou a história com uma nova intérprete adolescente.

Mas o filme de 2018 passa uma borracha sobre tudo isso, ignorando todos os títulos lançados após o original, para garantir que Michael Myers passou os últimos 40 anos preso num hospício. Até que uma equipe de documentaristas revolve contar sua história e desperta seu desejo de terminar o que começou.

Além da atriz original, quem também retorna é Nick Castle, o primeiro ator a viver o psicopata no clássico de 1978. Devido à idade avançada – tem 70 anos – , ele alternou o trabalho com um dublê.

Assim, as principais novidades ficaram por trás das câmeras. O responsável pelo novo filme é David Gordon Green, que tem comédias péssimas no currículo, como “O Babá(ca)” (2011) e o recente fracasso de Sandra Bullock “Especialista em Crise” (2015). Para completar, o roteiro foi escrito por ele e seu parceiro comediante, o ator Danny McBride. Os dois produziram juntos a série de comédia “Eastbound & Down” da HBO. Mas, contra todas as expectativas, o filme consegue resgatar o aspecto assustador do original.

Pare quem preferir rir no Halloween, a programação inclui a estreia tardia de outra surpresa das bilheterias norte-americanas, a comédia romântica “Podres de Ricos”. Um dos maiores sucessos do gênero nesta década, traz para as telas um best-seller popular que narra mais um romance entre uma pobre ingênua e um galã rico. E só se diferencia de uma telenovela engraçadinha de milionários simpáticos e lindos por ter um elenco composto exclusivamente por atores de descendência asiática. Isto não acontecia num filme americano há 25 anos, desde “O Clube da Felicidade e da Sorte” (1993).

A bandeira da diversidade ajudou a obra dirigida por Jon M. Chu (“Truque de Mestre: O 2º Ato”) a virar blockbuster numa época em que comédias românticas estão fracassando uma atrás da outra. E também incentivou a boa vontade da crítica norte-americana, que registrou 92% de aprovação no Rotten Tomatoes – ainda que dificilmente sua história teria tantos aplausos se fosse estrelada por brancos, veja-se “Cinquenta Tons de Cinza”, por exemplo. O sucesso foi tanto (US$ 172,3 milhões só na América do Norte) que o filme chega ao Brasil já com a continuação em desenvolvimento.

Há um destaque nacional entre os sete longas que estreiam nesta quinta (25/10): “A Cabeça de Gumercindo Saraiva”, que infelizmente se tornou um dos últimos trabalhos do ator Leonardo Machado (“O Tempo e o Vento”), falecido no mês passado.

O novo filme de Tabajara Ruas, especialista em épicos gaúchos, aborda a Revolução Federalista, conflito que aconteceu após a Proclamação de República no final do século 19 e ficou marcado como um dos mais sangrentos da História do Brasil, pelo costume das facções rivais de cortar cabeças dos inimigos.

A trama acompanha a saga macabra do filho do comandante rebelde Gumercindo Saraiva, ao tentar resgatar a cabeça do pai, decapitada por revolucionários legalistas e enviada como troféu ao governador gaúcho Júlio de Castilhos. Além dos soldados, a paisagem dos pampas é quase um personagem à parte, fotografada como um western grandioso. O elenco inclui Murilo Rosa (“A Comédia Divina”), Marcos Pitombo (atualmente na novela “Orgulho e Paixão”) e Allan Souza Lima (“Aquarius”).

Em circuito quase invisível, vale conferir ainda “Tamara”, um drama venezuelano sobre transexualidade feito em 2016, que chega ao Brasil após a repercussão do chileno “Uma Mulher Fantástica”, vencedor do Oscar 2018 de Melhor Filme Estrangeiro. A história é real e ressalta a homofobia latina, inclusive entre jovens estudantes.

O resto é menos recomendável. “Fúria em Alto Mar” se soma à meta atual de Gerard Butler de virar a versão escocesa de Nicolas Cage, com um thriller ruim após o outro. “Meu Anjo” traz Marion Cotillard como mãe baladeira irresponsável e marca a estreia da diretora e cantora francesa Vanessa Filho (da banda Smoking Smoking), repetindo temas de abandono infantil da filmografia de Asia Argento. E a animação alemã “Amigos Alienígenas” não passa de um genérico de “Cada Um na Sua Casa” (2015) e “Lilo & Stitch” (2002) com inversão de sexo da criança protagonista.

Confira abaixo as sinopses e veja os trailers para saber mais sobre todas as estreias da semana.

Halloween | EUA | Terror

Quatro década depois de ter escapado do ataque de Michael Myers em uma noite de Halloween, Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) terá que confrontar o assassino mascarado pela última vez. Mas dessa vez, quando Myers retorna para a cidade de Haddonfield, ela está preparada.

Podres de Ricos | EUA | Comédia

Rachel Chu (Constance Wu) é uma professora de economia nos EUA e namora com Nick Young (Henry Golding) há algum tempo. Quando Nick convida Rachel para ir no casamento do melhor amigo, em Singapura, ele esquece de avisar à namorada que, como herdeiro de uma fortuna, ele é um dos solteiros mais cobiçados do local, colocando Rachel na mira de outras candidatas e da mãe de Nick, que desaprova o namoro.

A Cabeça de Gumercindo Saraiva | Brasil | Drama

No fim do século 19, a Revolução Federalista marcou o sul do Brasil. Na época, o caudilho revolucionário Gumercindo Saraiva foi assassinado pelos legalistas. O filho dele, Francisco Saraiva, parte com cinco cavaleiros para resgatar a cabeça do pai, cortada pelo Major Ramiro de Oliveira.

Fúria em Alto Mar | EUA | Ação

Um general rapta o presidente da Rússia, que precisa ser resgatado por um capitão americano de submarinos e a força de operações especiais da marinha dos Estados Unidos.

Meu Anjo | França | Drama

Marlène (Marion Cotillard) tem uma filha de oito anos a quem não dispensa muita atenção, mais interessada em bebedeiras, festas e homens. Certa noite, ela vai a uma celebração numa boate acompanhada da menina, mas a manda sozinha para casa, permanecendo com um novo pretendente. Os dias passam e Marlène não vai ao reencontro da menina, deixando-a entregue à sua própria sorte e sem qualquer notícia da mãe.

Amigos Alienígenas | Alemanha | Animação

A vida de Louis, um menino de 12 anos, muda completamente quando uma nave espacial com três alienígenas cai nos fundos do quintal de sua casa. Seu pai, um ufologista famoso, congelaria os novos amigos na primeira oportunidade, por isso ele precisa protegê-los e ajudá-los a descobrir o paradeiro da sua nave mãe, para que consigam voltar para casa.

Tamara | Venezuela, Uruguai, Peru | Drama

Teo (Luis Fernández) vive com a imagem masculina de um advogado bem-sucedido, casado e com dois filhos. Há anos, carrega um segredo: o desejo de assumir a sua identidade feminina. Decidido a seguir seu coração apesar de todas as dificuldades que irá enfrentar, ele começa a realizar sua transição de gênero para se tornar Tamara por completo.