Angelina Jolie visita refugiados venezuelanos no Peru em missão para as Nações Unidas

A atriz Angelina Jolie viajou ao Peru no domingo (21/10) para discutir a situação dos refugiados venezuelanos, que estão migrando em fuga da crise política e econômica de seu país. Ela ficará […]

A atriz Angelina Jolie viajou ao Peru no domingo (21/10) para discutir a situação dos refugiados venezuelanos, que estão migrando em fuga da crise política e econômica de seu país. Ela ficará por três dias na região como enviada especial da agência das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), informou um comunicado da organização.

O comunicado do Acnur aponta que o Peru é um dos países mais afetados pelo surto de refugiados e imigrantes venezuelanos, considerado o maior movimento de pessoas na história recente da América Latina. E diz que, em sua missão, a atriz irá avaliar as necessidades humanitárias dos refugiados venezuelanos, os desafios enfrentados pelo Peru como país anfitrião e discutir as possíveis respostas regionais para a crise. Para isso, ela irá se encontrar com os refugiados, representantes do governo peruano e organizações empenhadas em dar uma resposta humanitária à situação.

A própria atriz explicou que sua meta é “ajudar as pessoas a entenderem que a situação na Venezuela não diz respeito só a alguém querer se mudar para obter um trabalho melhor, mas que o país é uma espécie de zona de guerra”.

Ela já se encontrou com vários venezuelanos no refúgio “Sem Fronteiras”, uma instituição de caridade que abriga fugitivos do país governado por Nicolás Maduro. Uma imagem publicada pelo Acnur em sua conta de Instagram mostrou Angelina conversando com um jovem bailarino refugiado que criou em Lima um grupo que trabalha para inspirar outros jovens e estabelecer laços com as comunidades locais através da cultura e da dança.

Visualizar esta foto no Instagram.

UNHCR Special Envoy Angelina Jolie is undertaking a mission to Peru this week. . Peru is one of the countries most affected by the surge in Venezuelan refugees and migrants – the largest movement of people in Latin America’s recent history. . Following up on the UN High Commissioner for Refugees’ recent visit to the region, Jolie is undertaking a three-day mission to assess the humanitarian needs of Venezuelan refugees, the challenges facing Peru as a host country, and to discuss the possible regional responses to the crisis. . During her mission, the Special Envoy will meet refugees, representatives of the Government of Peru and organizations contributing to the humanitarian response. . She will visit programmes providing protection and assistance to asylum-seekers, refugees and host families, and observe Peru’s generous response to Venezuelan refugees and migrants. . . . © UNHCR/Santiago Escobar-Jaramillo . #refugees #WithRefugees #Peru #Venezuela

Uma publicação compartilhada por UN Refugee Agency (@refugees) em