Novo trailer de Colette destaca elogios rasgados da crítica

O estúdio indie Bleeker Street divulgou um novo trailer de “Colette”, que destaca elogios rasgados da crítica, em particular para a performance de Keira Knightley (“Anna Karenina”) no papel título. O filme […]

O estúdio indie Bleeker Street divulgou um novo trailer de “Colette”, que destaca elogios rasgados da crítica, em particular para a performance de Keira Knightley (“Anna Karenina”) no papel título.

O filme é uma cinebiografia da escritora francesa e ícone feminista Sidonie Gabrielle Colette, autora dos famosos romances “Chéri” (1920) e “Gigi” (1944). Mas quando a trama começa, ela é apenas uma jovem provinciana do final do século 19 que se casa com o escritor Henry Gauthier-Villars (Dominic West, da série “The Affair”), conhecido pelo nome artístico de Willy.

Com o casamento, ela se muda do campo diretamente para o agito de Paris. Mas as dívidas fazem com que ele a estimule a contribuir com textos sobre suas experiências da época da adolescência, para ele publicar sob o nome dele. Ela escreve “Claudine”, que é creditado a Willy e faz muito mais sucesso que qualquer outra obra do escritor. Vira um verdadeiro fenômeno, que leva o marido a exigir que ela escreva continuações. É quando Colette se rebela, busca a separação, revela nova inclinação (bi)sexual e começa a ser reconhecida como autora por seus próprios méritos.

Sua luta por independência e reconhecimento no universo machista da época alimentou boa parte de sua literatura dali em diante, assim como suas paixões, o que permite à Keira Knightley encarnar outra mulher forte, à frente de seu tempo, e assim tentar sua terceira indicação ao Oscar.

O filme também é uma homenagem do diretor Wash Westmoreland (“Para Sempre Alice”) para seu marido e parceiro artístico, Richard Glatzer, que trabalhava no roteiro na ocasião de sua morte em 2015. Rebecca Lenkiewicz (“Desobediência”) é creditada como corroteirista.

“Colette” teve première no Festival de Sundance e foi exibido no Festival de Toronto sob aplausos, recebendo 89% de aprovação no Rotten Tomatoes. A estreia já aconteceu, de forma bem limitada, em quatro telas de cinema no fim de semana passado nos Estados Unidos. O lançamento vai chegar em mais salas no próximo fim de semana, mas só desembarca em dezembro no Brasil.