The Americans é eleita a Série do Ano pela Associação dos Críticos de TV dos Estados Unidos

A Associação dos Críticos de TV dos Estados Unidos (TCA, na sigla em inglês) elegeu os melhores programas e artistas do ano, numa cerimônia realizada na noite de sábado (4/8), com votação […]

Divulgação/FX

A Associação dos Críticos de TV dos Estados Unidos (TCA, na sigla em inglês) elegeu os melhores programas e artistas do ano, numa cerimônia realizada na noite de sábado (4/8), com votação dos mais respeitados jornalistas americanos do segmento. E o grande vencedor do TCA Awards 2018 foi “The Americans”, produção do canal pago FX, que se encerrou em maio após seis temporadas.

A atração venceu três prêmios: Melhor Atriz (para Keri Russell), Série Dramática e Série do ano. Exibida no Brasil pelo canal pago Fox Premium, “The Americans” não teve o título traduzido no país, evitando virar “Os Estadunidentes”, o que renderia uma polêmica ideológica digna de sua trama, da época da nomenklatura soviética.

“The Good Place”, da rede NBC, superou favoritos da TV paga e do streaming para ser eleita a Melhor Série de Comédia. A novata “Killing Eve”, do canal pago BBC American, ficou com o troféu de Melhor Série Nova. E “The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story” levou o prêmio de Minissérie (ou Telefilme), elevando para quatro as conquistas do canal pago FX.

O segundo canal mais premiado foi a HBO, com os reconhecimentos de “Sésamo” como Série Infantil e “Last Week Tonight With John Oliver” como Programa de Variedades.

Os serviços de streaming conquistaram dois troféus. Rachel Brosnahan, foi votada a Melhor Atriz por “The Marvelous Mrs. Maisel”, da Amazon, e o reality “Queer Eye”, da Netflix, venceu em sua categoria.

Para completar, o recém-falecido chef Anthony Bourdain foi reconhecido por meio de sua atração “Anthony Bourdain – Parts Unknown”, da CNN, com o troféu de Melhor Programa Informativo.

A premiação da crítica costumava diferir bastante dos Emmy Awards, já que os eleitores pertencem a universos diferentes – jornalistas de um lado, profissionais da indústria televisiva do outro. Mas, em 2017, o TCA foi o primeiro grande prêmio a destacar “The Handmaid’s Tale”, antes de a série sci-fi da plataforma Hulu surpreender com a conquista do Emmy.

Confira abaixo a lista completa dos vencedores do TCA Awards 2018.

Melhor Série do Ano: “The Americans”
Melhor Série Dramática: “The Americans”
Melhor Série de Comédia: “The Good Place”
Melhor Telefilme, Minissérie ou Especial de TV: “The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story”
Melhor Série Nova: “Killing Eve”
Melhor Performance Dramática: Keri Russell, em “The Americans”
Melhor Performance em Comédia: Rachel Brosnahan, em “The Marvelous Mrs. Maisel”
Melhor Programa Infantil: “Sésamo”
Melhor Reality Show: “Queer Eye”
Melhor Programa de Esquetes ou Variedades: “Last Week Tonight With John Oliver”
Melhor Programa Informativo ou Jornalístico: “Anthony Bourdain – Parts Unknown”