O quanto os prêmios Teen Choice são populares? Muito pouco. A transmissão da premiação, exibida na noite de domingo (12/8) pela rede Fox nos Estados Unidos, foi um fiasco de audiência, com o menor público de sua história, mal ultrapassando 1 milhão de telespectadores ao vivo. Totalizou 1,01 milhão, ao todo.
Não é se espantar. Afinal, com a introdução de inúmeras categorias dedicadas a “digital influencers” e apresentação de uma personalidade da web (Lele Pons), o evento pareceu feito para o público da internet. Mas quem assistiu foi mesmo o público da TV. A supervalorização de nichos digitais levou ao encolhimento de 40% do público em relação ao evento no ano passado – assistido por 1,7 milhão de pessoas.
O pior é que a premiação nunca se destacou na única demografia computada pelos anunciantes, adultos entre os 18 e os 49 anos, marcando este ano apenas 0,3 ponto no levantamento estatístico da Nielsen – menos que os 0,5 de 2017.
Se poucos se interessam, poucos votam e isso também redundou na premiação de programas de pouca expressividade, graças ao esforço de fã-clubes dedicados. O que explica como uma série cancelada por baixa audiência, como “Shadowhunters”, conseguiu levar para casa algumas pranchas de surfe – o troféu – da premiação.
O resultado cataclísmico deste ano pode ter consequências, ao desestimular a Fox a manter a produção do evento.