Framboesa de Ouro diz que planos do Oscar de “honrar” filmes populares desvaloriza premiação dos piores do ano

A organização do troféu Framboesa de Ouro, também conhecido como Razzies, que premia os piores filmes e artistas da indústria cinematográfica americana, divulgou uma carta aberta à Academia de Artes e Ciências […]

A organização do troféu Framboesa de Ouro, também conhecido como Razzies, que premia os piores filmes e artistas da indústria cinematográfica americana, divulgou uma carta aberta à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, a respeito do anúncio dos planos de incluir uma categoria de “filmes populares” no Oscar.

“Os Framboesas nem sempre acertam. Somos cobrados por isso. E nós geralmente ignoramos porque… quem leva Framboesa de Ouro a sério?” começa a carta . “Mas, falando sério, não somos o Oscar. O Oscar não é uma estatueta de US$ 4,97 que lembra às pessoas talentosas aquilo que fizeram de ruim e as sem talento que elas já ganharam dinheiro demais.”

“Rebaixar-se para ‘honrar’ a produção popular apenas para obter mais visibilidade não é adequado à tradição do Oscar. Todo mundo conta com o Oscar para apontar as coisas boas que não poderiam ser vistas de outra forma”, continua a carta, que ainda acrescenta que a nova categoria pode até ofuscar o trabalho da premiação do Framboesa de Ouro.

“Nós vasculhamos o entretenimento popular e, às vezes, impopular sem profundidade. Os Framboesas convidam os ‘des-honrados’ a se humilharem e ‘assumirem sua ruindade’.” Esse é o nosso trabalho ”, descreve o texto.

“Então, uma dica para o nosso irmão mais velho e careca: Você é nossa inspiração – não nos falhe agora. Os Framboesas são co-dependentes do Oscar. Se você se desvalorizar – nós também nos desvalorizaremos.”