Oscar vai incluir categoria de “filmes populares” em suas próximas premiações



A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos divulgou nesta quarta-feira (8/8) uma grande novidade para o Oscar 2019: a premiação mais importante do cinema agora terá uma categoria dedicada aos filmes populares.

A novidade foi anunciada por meio de uma nota oficial divulgada aos membros da Academia, mas sem maiores explicações sobre quais filmes poderiam concorrer. “Iremos criar uma nova categoria para melhor filme popular. Critérios para elegibilidade e outros detalhes importantes serão divulgados posteriormente”, diz o texto.

É possível que a nova categoria possa abrigar filmes de grande sucesso de bilheteria que nem sempre se enquadram no perfil dos tradicionais competidores dos Oscar. É o caso, por exemplo de “Batman: O Cavaleiro das Trevas”. O longa de Cristopher Nolan, que rendeu um prêmio póstumo a Heath Ledger, foi esnobado na seleção dos Melhores Filmes em 2009, o que é até hoje criticado pela mídia especializada.


A Academia também pretende resolver outro alvo de críticas negativas: a longa duração da cerimônia do Oscar. Comprometida a realizar uma premiação mais enxuta, a organização anunciou que ela terá apenas três horas. Para isso, alguns prêmios serão entregues durante os intervalos comerciais da transmissão televisiva, em momentos que serão editados e exibidos mais tarde.

Para completar a lista de novidades, a entrega do Oscar 2020 foi antecipada. A premiação vai acontecer no dia 9 de fevereiro de 2020, e não mais no dia 23 do mesmo mês. Isso, porém, não altera a data da festa do cinema em 2019, que se mantém em 24 de fevereiro.

O comunicado afirma que as mudanças têm como objetivo “manter o Oscar e a Academia relevantes em um mundo em transformação”.



Pedro Prado é cinéfilo, fã de séries e quadrinhos, fotógrafo amador e bom amigo da vizinhança.



Back to site top
Change privacy settings