Ator mirim de Glee assume ser transexual e se define como mulher

J.J. Totah, estrela mirim de séries como “Jessie” no Disney Channel, “Glee” na Fox e a recente “Champions” na NBC, escreveu um artigo para a revista TIme em que revelou que é […]

J.J. Totah, estrela mirim de séries como “Jessie” no Disney Channel, “Glee” na Fox e a recente “Champions” na NBC, escreveu um artigo para a revista TIme em que revelou que é transexual. Identificado em todos os trabalhos como ator, Totah, que em agosto completou 17 anos, disse que agora quer ser reconhecido como atriz e chamada de Josie Totah.

“Meus pronomes são ‘ela’ e ‘dela’. Eu me identifico como uma mulher, especificamente uma mulher transgênero. E meu nome é Josie Totah”, ela escreveu. “Isso não é algo que aconteceu de uma hora para outra, nem uma escolha que eu fiz. Quando tinha cinco anos, muito antes de sequer entender a palavra ‘gênero’, sempre dizia para a minha mãe que queria ser uma garota. Desde que eu aprendi a falar, dizia: ‘Me dê um vestido!’. Eu sempre soube, em um nível ou outro, que era uma mulher.”

Em seu artigo, Totah conta que todos ao seu redor sempre “presumiram” que ela fosse um garoto gay, e que isso se transferiu para a sua carreira quando começou a atuar. “Inúmeros repórteres já me perguntaram em entrevistas sobre como eu me sentia como um jovem garoto gay. Eu fui apresentada para pessoas dessa forma e recebi um prêmio de uma organização pelos direitos LGBTQ+. Eu entendo que essas pessoas não sabiam o que eu estava sentindo. Eu sentia que devia às pessoas ser um garoto gay, mas essa nunca foi a forma como enxerguei a mim mesma”, escreveu.

“Atuar sempre foi minha paixão. Eu me sinto muito grata por ter conseguido papéis em séries como ‘Champions’, e sei que sou sortuda por poder fazer o que amo. Por outro lado, sinto que me deixei ser colocada em uma caixinha: ‘J.J. Totah, garoto gay'”, acrescentou.

Ela diz que o medo de não ser aceita impediu que contasse para as pessoas como realmente se sentia. “Eu tinha medo que os fãs que me conheciam de alguma série da Disney fossem ficar confusos. O que percebi nos últimos anos foi que esconder minha verdadeira identidade não é saudável. Eu sei agora, mais do que nunca, que estou pronta para dar esse passo e me tornar eu mesma. Estou pronta para ser livre.”

Totah por fim relatou como assistir ao reality show “I Am Jazz”, que acompanha a estrela transgênero Jazz Jennings, fez com que ela dissesse para sua mãe que queria passar por terapia de hormônios e começar o processo de transição. Como o apoio da mãe, ela foi em frente e, com a ajuda da terapia de hormônios, conseguiu evitar de passar por processos da puberdade masculina, que ela temia.

“Ainda há muitas coisas que me assustam. Documentos de identidade podem ser muito difíceis para pessoas transgênero”, comentou. “Eu sinto medo de que, quando alguém olhar para a minha carteira de identidade e para mim, eu não possa entrar onde quero entrar por causa de quem eu sou. Eu sinto medo de que ser transgênero me limite dessa forma. E sinto medo de ser julgada e rejeitada, ou de que as pessoas olhem para mim de forma diferente”, continuou.

“No entanto, quando minha família e amigos me chamam de Josie, sinto que estou sendo vista e reconhecida. É algo que todo mundo quer em sua vida. Como uma pessoa semi-religiosa que foi para a escola católica, eu acredito que Deus me fez transgênero”, escreve. “Eu não sinto que fui posta no corpo errado. Eu não sinto que houve algum erro em mim. Eu acredito que sou transgênero para ajudar as pessoas a entenderem melhor as diferenças. Isso permite que eu ganhe perspectiva, e aceite mais as outras pessoas, porque eu sei como é ser diferente de todo mundo.”

Por fim, Totah contou ainda sobre sua experiência na série “Glee”, onde interpretou Myron Muskovitz. “Eu assistia Lea Michele, e ela era fabulosa. Eu amava ver as garotas colocando vestidos e se apresentando em números musicais luxuosos. Ao mesmo tempo, isso era difícil, porque eu queria ser como elas. É algo que eu senti em quase todos os projetos nos quais atuei.”

Para finalizar, a atriz revelou que está prestes a ir para a faculdade, mas que não vai largar a carreira na frente das câmeras. “Eu planejo interpretar papéis que não tive a oportunidade de interpretar até hoje. Eu só posso imaginar o quanto vou me divertir interpretando alguém que divide a minha identidade, ao invés de um garoto. Eu vou atrás desses papéis, sejam mulheres transgênero ou cisgênero. Para mim, é um novo começo — e um novo mundo.”

Assim que o texto foi publicado, a atriz Mindy Kaling, criadora da já cancelada “Champions”, foi ao Twitter para oferecer seu apoio. “Eu amo você, Josie. Estou tão feliz que você seja capaz de falar sua verdade e viver como seu eu autêntico”, ela escreveu. “Você é tão talentosa – mal posso esperar para escrever para você de novo!”