Série Colony é cancelada, deixando fãs inconformados e em campanha nas redes sociais

O canal pago americano USA cancelou a série sci-fi “Colony” no final de sua 3ª temporada. O último episódio será exibido na quarta-feira (25/7) nos Estados Unidos. Criada por Carlton Cuse (produtor […]

O canal pago americano USA cancelou a série sci-fi “Colony” no final de sua 3ª temporada. O último episódio será exibido na quarta-feira (25/7) nos Estados Unidos.

Criada por Carlton Cuse (produtor das séries “Lost” e “Bates Motel”) e Ryan Condal (roteirista de “Hércules”), “Colony” se passa num futuro próximo, após a Terra ser invadida por uma raça alienígena e a humanidade se dividir entre colaboradores, escravos e resistência. A trama acompanha a luta de uma família liderada pelo casal interpretado por Josh Holloway (de “Lost”) e Sarah Wayne Callies (“The Walking Dead”) para desafiar o status quo e manter seus filhos a salvo.

A 3ª temporada mudou radicalmente o cenário e a condução narrativa. A diferença no ritmo e até no visual da produção foi notável e pode ser creditado à ausência do cineasta argentino Juan José Campanella, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro por “O Segredo de Seus Olhos” (2009). Produtor da série até o segundo ano, Campanella dirigiu nove episódios, inclusive o piloto e o final da 2ª temporada.

O último ano também não contou com Carlton Cuse, que decidiu priorizar a série de “Jack Ryan” na Amazon.

Para completar, cortes no orçamento ajudam a explicar a queda de qualidade, com uma mudança das gravações para o Canadá e aumento de cenas realizadas em estúdio.

Com isso, a série se tornou lenta e menos cinematográfica, resultando numa pequena perda de público, em torno de 130 mil telespectadores em relação à temporada anterior. O número provou-se significativo em relação à baixa audiência da atração. Assim, a média de 672 mil por episódio levou ao cancelamento.

Os fãs já se manifestaram inconformados nas redes sociais, porque, conforme assumiu o novo produtor Wes Tooke, a trama não terá um desfecho. “Desculpem, mas não poderemos terminar a história de ‘Colony'”, ele escreveu no Twitter, agradecendo ao elenco e equipe e especialmente os fãs que fizeram tudo valer a pena. “Como sempre, os erros são nossos”, acrescentou.

Uma campanha para que um serviço de streaming salve a série já começou no Twitter, com a hashtag #savecolony.