Criador de Rick and Morty se desculpa por vídeo ofensivo usado pela extrema direita para pedir sua demissão

Novo alvo da extrema direita dos Estados Unidos, o roteirista-produtor Dan Harmon, um dos criadores do desenho “Rick and Morty” para o Adult Swim, bloco adulto do Cartoon Network, emitiu um pedido […]

Novo alvo da extrema direita dos Estados Unidos, o roteirista-produtor Dan Harmon, um dos criadores do desenho “Rick and Morty” para o Adult Swim, bloco adulto do Cartoon Network, emitiu um pedido de desculpas pelo vídeo descoberto pelos paladinos da moral que querem sua demissão.

O grupo de apoiadores de Donald Trump, liderado por Mike Cernovich, responsável por expôr os tuítes ofensivos de James Gunn, que levaram o diretor a ser demitido pela Disney, resgatou o esquete “Daryl”, de 2009, na qual Harmon interpreta um terapeuta que assedia sexualmente um bebê.

No vídeo, ele brinca que tem um piloto para o canal Showtime e apresenta o esquete no qual seu personagem prescreve remédio para dormir a um paciente. O objetivo do “médico” é entrar na casa da vítima à noite para estuprar o seu bebê – a produção deixa evidente se tratar de um boneco.

Como resultado da revelação, Harmon deletou sua conta do Twitter e enviou o seguinte comunicado à imprensa: “Em 2009, eu fiz um ‘piloto’ de uma paródia de ‘Dexter’, que só serviu para ofender aos outros. Eu rapidamente vi que o conteúdo era de mau-gosto e o desconsiderei imediatamente. Ninguém deveria ver o que vocês viram, eu me desculpo, sinceramente”.

Diferente do que aconteceu com James Gunn, os executivos do Adult Swim não pretendem demitir Harmon, considerando que ele não era empregado do canal quando fez a brincadeira estúpida e que “ele reconheceu seu erro e pediu desculpas”. Mas deixaram claro, também via comunicado, que a atitude “não reflete o tipo de conteúdo que a emissora quer”.

“Nós perseguimos liberdade para produzir melhores conteúdos, em particular na comédia. O vídeo de Dan em 2009 mostra uma pobreza de julgamento por parte dele. E ele entende que não há espaço para isso no Adult Swim”, afirmou a nota oficial do canal.

Esta, porém, não é a única controvérsia envolvendo Harmon nos últimos meses. Pressionado pelo movimento #MeToo, ele admitiu um assédio sexual e se desculpou publicamente. A roteirista Megan Ganz aceitou o pedido de desculpas pelo caso, que aconteceu quando ela era subordinada de Harmon na série “Community”, criada e comandada pelo produtor.

Já seu acusador, Mike Cernovich fez coisas piores. Ele também já foi acusado, mas na Justiça, por estupro em 2003. Acabou fechando um acordo judicial para ser condenado “apenas” por agressão e cumpriu uma pena de serviços comunitários. Ao responder um dos ataques do moralista, o comediante Michael Ian Black lembrou do fato: “Há uma diferença qualitativa entre um comediante que faz piadas – mesmo piadas ofensivas (eu) – e alguém acusado de estupro em 2003 (você)”.