Carrie Fisher e Mark Hamill são confirmados em Star Wars: Episódio IX

A atriz Carrie Fisher voltará a interpretar a Princesa/General Leia uma última vez nos cinemas, informou a Lucasfilm na sexta-feira (27/7). Ela vai aparecer em “Star Wars: Episódio IX”, ainda sem título […]

A atriz Carrie Fisher voltará a interpretar a Princesa/General Leia uma última vez nos cinemas, informou a Lucasfilm na sexta-feira (27/7).

Ela vai aparecer em “Star Wars: Episódio IX”, ainda sem título definido, por meio de cenas inéditas, filmadas para a produção de “O Despertar da Força”, que acabaram ficando de fora do filme lançado no final do ano passado.

“Nós amamos desesperadamente Carrie Fisher”, disse o diretor JJ Abrams, responsável pelo “Episódio IX”, em comunicado. “Encontrar um final satisfatório para a conclusão da saga Skywalker sem ela é ilusão. Jamais iria escalar outra atriz ou usar computação gráfica. Com o apoio de sua filha, Billie, nós encontramos uma forma de honrar o legado de Fisher como Leia no Episódio XI, usando gravações nunca antes vistas que fizemos para ‘Episódio VIII’ (O Despertar da Força)”.

Carrie Fisher morreu aos 60 anos repentinamente em dezembro de 2016, depois de sofrer um ataque cardíaco durante um voo entre Londres e Los Angeles, quando estava retomando a carreira com a franquia “Star Wars”. Ela era a última integrante do trio original de protagonistas humanos da franquia que não tinha morrido na trama. Mas a produtora Kathleen Kennedy, presidente da Lucasfilm, tinha dito que não pretendia forçar sua inclusão na história por meio de animação computadorizada.

Apesar disso, a atriz chegou a ser recriada digitalmente para a cena final de “Rogue One” (2016), que mostrava sua versão jovem. Ela ainda estava viva e aprovou o resultado.

A Lucasfilm também anunciou que Mark Hamill voltará ao personagem Luke Skywalker, que, aparentemente, tinha morrido no filme anterior. E confirmou que Billy Dee Williams retomará o papel de Lando Calrissian, que ele interpretou em “O Império Contra-Ataca” (1980) e “O Retorno de Jedi” (1983).

“Star Wars: Episódio IX” começará a ser filmado em 1º de agosto e sua estreia está prevista para 19 de dezembro de 2019 no Brasil, um dia antes do lançamento nos Estados Unidos.