Os Incríveis 2 é a maior estreia de cinema da semana

“Os Incríveis 2” é a maior estreia da semana nos cinemas e chega ao Brasil após bater o recorde de bilheteria do gênero nos Estados Unidos. A história da família que combate […]

“Os Incríveis 2” é a maior estreia da semana nos cinemas e chega ao Brasil após bater o recorde de bilheteria do gênero nos Estados Unidos. A história da família que combate o crime e lida com afazeres domésticos também conquistou a crítica norte-americana, com 94% de aprovação na média do site Rotten Tomatoes.

A programação comercial oferece boa opção para adultos em “Sicario: Dia do Soldado”, que também é uma continuação de produção consagrada. A trama acompanha dois dos personagens de “Sicario: Terra de Ninguém” (2015), o matador (Benicio Del Toro) que faz serviços sujos para o governo americano e o militar (Josh Brolin) que comanda as operações secretas. E desta vez eles vão acabar em lados opostos. Curiosamente, será a segunda vez que os dois atores se enfrentam neste ano, após “Vingadores: Guerra Infinita”. O filme também estreia neste fim de semana nos Estados Unidos e tem 73% no Rotten Tomatoes.

Já quem quiser rir, pode encontrar dificuldades, especialmente com as temáticas “femininas” em cartaz. A aparente mensagem de autoaceitação corporal de “Sexy por Acidente” embute uma gordofobia histérica, que é bem pouco engraçada – 32% no RT. Assim como a ideia de que mulheres que perdem o marido precisam voltar a morar com os pais, tema de “50 São os Novos 30” – 40% no RT. As mulheres francesas não conhecem bons advogados de divórcio?

A graça se esconde no circuito alternativo, em “Oh! Lucy”, que também parte de clichês – o encantamento da japonesa submissa pelo americano descolado – , mas esbanja simpatia, numa história romântica que nunca vira água com açúcar. O tom de produção indie leva a trama a lugares improváveis, agridoces e às vezes sombrios, mas sem perder seu charme. Premiada nos festivais de Sundance e Pequim, tem 100% no RT.

A programação ainda apresenta seis filmes brasileiros, metade deles documentários. O principal destaque dramático é “Berenice Procura”, baseado em romance policial de um especialista nacional, Luiz Alfredo Garcia-Roza (autor adaptado em “Achados e Perdidos”), que traz Claudia Abreu como taxista tentando desvendar um crime em Copacabana – e boas interpretações, em especial da trans Valentina Sampaio.

Já o melhor documentário, “Auto de Resistência”, aborda a violência policial do Rio. Vencedor do Festival É Tudo Verdade deste ano, registra vários casos de abusos, como a chacina de Costa Barros, em 2015, quando cinco jovens foram confundidos com ladrões de carga e receberam 111 tiros da polícia, e o episódio em que um morador do Morro da Providência gravou um grupo de policiais colocando uma arma na mão de um suspeito assassinado. Além disso, também acompanha os familiares das vítimas dos tais autos de resistência, e não perde tempo com análises, fazendo “cinema direto” e urgente sobre seu tema – inclusive com imagens de Marielle Franco, vereadora carioca recém-assassinada. Impactante.

Confira abaixo todos os filmes, com sinopses oficiais e trailers, que estreiam nesta semana nos cinemas – até os menos cotados.

Os Incríveis 2 | EUA | Animação

Quando Helena Pêra é chamada para voltar a lutar contra o crime como a super-heroína Mulher-Elástica, cabe ao seu marido, Roberto, a tarefa de cuidar das crianças, especialmente o bebê Zezé. O que ele não esperava era que o caçula da família também tivesse superpoderes, que surgem sem qualquer controle.

Sicario: Dia do Soldado | EUA | Ação

O oficial da CIA Matt Graver (Josh Brolin) volta a contactar seu sicário de confiança, Alejandro Gillick (Benicio Del Toro), desta vez para sequestrar a filha caçula (Isabella Moner) de um barão das drogas mexicano. Os famosos cartéis agora são considerados células terroristas e o objetivo da missão, orientada secretamente pelo alto escalão do governo, é fazer eclodir uma guerra entre os grupos rivais.

Sexy por Acidente | EUA | Comédia

Renee (Amy Schumer) convive diariamente com insegurança e baixa autoestima por conta de suas formas físicas. Depois de cair e bater a cabeça numa aula de spinning, ela volta a si acreditando ter o corpo que sempre sonhou e assim começa uma nova vida cheia de confiança e sem medo de seguir seus desejos.

Berenice Procura | Brasil | Suspense

A taxista Berenice (Claudia Abreu) está acostumada a passar horas e horas pelo trânsito caótico da cidade do Rio de Janeiro e de seu bairro natal, Copacabana. Consumida pela profissão, o pouco tempo que tem de sobra, ela se divide entre a criação do filho Thiago (Caio Manhente), um adolescente descobrindo sua sexualidade, e sua conturbada relação com o marido Domingos (Eduardo Moscovis), um repórter policial. Até que o assassinato de Isabelle (Valentina Sampaio ), uma travesti, na praia de Copacabana, desperta um lado seu investigativo, mudando sua vida.

Além do Homem | Brasil | Drama

Alberto Luppo é um escritor brasileiro que mora em Paris há anos e desde então renega suas raízes tropicais. Quando um famoso antropólogo francês desaparece na cidade de Milho Verde, Minas Gerais, ele volta para sua terra natal e inicia uma investigação para descobrir o paradeiro do velho amigo. No entanto, durante a viagem, ele se encanta pela cultura brasileira, assim como suas terras e sua gente, algo até então impossível para ele.

O Nó do Diabo | Brasil | Terror

Há dois séculos atrás, no período da escravidão, uma fazenda canavieira era palco de horrores. Anos depois, o passado cruel permanece marcado nas paredes do local, mesmo que ninguém perceba. Eventos estranhos começam a se desenvolver e a morte torna-se evidente. Cinco contos de horror ilustram a narrativa.

50 São os Novos 30 | França | Comédia

Aos 50 anos, Marie-Francine (Valérie Lemercier) está muito velha para o seu emprego e para o marido, que a troca por uma mulher mais nova. Ela volta a morar na casa dos pais, que a tratam de forma infantilizada, e começa a trabalhar em uma pequena loja de cigarros eletrônicos, onde finalmente conhecerá Miguel (Patrick Timsit). Sem admitir, ele está na mesma situação que ela. Com a paixão emergente, eles precisam abrigar o novo amor sem que nenhum dos dois tenha uma casa própria.

Oh Lucy! | Japão, EUA | Comédia

Setsuko Kawashima (Shinobu Terajima) é uma mulher solitária que trabalha em um monótomo escritório em Tóquio. Quando vê que precisa sair da rotina, ela decide estudar inglês, e a partir daí, sua vida nunca mais é a mesma. Durante as aulas Setsuko descobre sua outra identidade, o alter ego “Lucy”. Enquanto experimenta desejos e situações antes impensáveis, ela precisa lidar com o desaparecimento do seu instrutor John (Josh Hartnett).

Auto de Resistência | Brasil | Documentário

Um acompanhamento preciso dos casos de homicídios cometidos pela Polícia Militar do Rio de Janeiro classificados como “autos de resistência”, isto é, legítima defesa. Durante a tramitação dessas ocorrências na justiça, fica evidente o padrão de imprudência da corporação em relação à elas: investigações esdrúxulas e perícias defeituosas, nas quais 98% dos inquéritos são arquivados.

O Desmonte do Monte | Brasil | Documentário

A Colina Sagrada, que depois recebeu o nome de Morro do Castelo, foi o local escolhido pelos portugueses para a fundação da cidade do Rio de Janeiro. Sua estrutura representa uma importante referência histórica e arquitetônica do passado da cidade carioca e, segundo uma lenda urbana, as entranhas do morro guardam um tesouro nunca encontrado. Apesar de toda relevância, o Morro do Castelo foi destruído por reformas urbanísticas que visavam promover uma especulação imobiliária na região, acabando com um dos maiores pilares da história guanabara.

Bravas Donnas – Memória Italiana | Brasil | Documentário

A história da imigração italiana para o Brasil no século 19 contada através das bravas donnas, mulheres fortes que venceram tempos difíceis. Essas mulheres e os homens que as reconhecem como figuras determinadas e importantes contam suas histórias e analisam seu papel no processo histórico de formação da família brasileira.