Sem enfrentar grandes estreias, “Han Solo: Uma História Star Wars” conseguiu manter sua liderança nas bilheterias dos Estados Unidos e Canadá em sua segunda semana de exibição, apesar da queda de 65% da arrecadação, em relação ao desempenho da estreia.
A liderança, porém, não inspira comemoração. Os US$ 29m (milhões) conquistados pelo longa entre os dias 1 e 3 de junho representam a menor bilheteria de segunda semana de uma produção do universo “Star Wars”. Para preocupar ainda mais a Disney, o mercado internacional segue o mesmo padrão. A bilheteria mundial de US$ 264m até agora, pode tornar a produção mais cara de “Star Wars” (com orçamento estimado em US$ 250m) no primeiro filme da franquia a dar prejuízo. Uma pena, já que “Han Solo” não é dos piores criações desse universo – tem 71% de aprovação no site Rotten Tomatoes.
“Deadpool 2” também manteve seu 2º lugar, muito próximo dos números de “Han Solo”. Mas essa posição é ilusória, já que a produção da Fox é um dos maiores sucessos do ano. Após três fins de semana, o longa atingiu quase US$ 600m de faturamento em todo o mundo.
Já as estreias da semana nos cinemas norte-americanos tiveram desempenho abaixo do esperado.
Mais bem-sucedido, o drama de sobrevivência marítima “Vidas à Deriva”, com Shailene Woodley, faturou US$ 11,5m e abriu em 3º lugar. Embora longe do êxito obtido pela atriz com seu drama romântico mais famoso, “A Culpa É das Estrelas”, saiu-se melhor que o esforço mais recente do gênero nas bilheterias, “Depois daquela Montanha”, igualmente marketado como combinação de romance e luta contra a natureza.
A crítica aprovou “Vidas à Deriva”, com 71% de comentários positivos no Rotten Tomatoes. Mas pode segurar a curiosidade, porque a estreia no Brasil só vai acontecer em agosto.
Ainda mais elogiado, o thriller de ação futurista “Upgrade” atingiu 85% na medição do Rotten Tomatoes. Mas o segundo longa dirigido por Leigh Whannell, roteirista que criou as franquias “Jogos Mortais” e “Supernatural”, abriu na metade do número de salas destinado aos demais filmes, o que teve impacto em sua bilheteria, de apenas US$ 4,4m. Isto representou o 6º lugar no ranking semanal.
Por outro lado, trata-se de uma produção de baixo orçamento, que não deve ter dificuldade para se pagar. Não há previsão de lançamento no Brasil.
Para completar a lista de estreias, ainda houve o fiasco de “Action Point”, que implodiu em 9º lugar com US$ 2,3m, a pior abertura de uma comédia de Johnny Knoxville, o antigo astro de “Jackass”. A crítica jogou a pá de cal, com 19% de consideração. Sem previsão, nem deve ser lançado no Brasil.
Confira abaixo os rendimentos dos 10 filmes mais vistos no final de semana nos Estados Unidos e no Canadá, e clique nos títulos para saber mais sobre cada produção.
BILHETERIAS: TOP 10 América do Norte
Fim de semana: US$ 29,2m
Total EUA e Canadá: US$ 148,8m
Total Mundo: US$ 264,1m
2. Deadpool 2
Fim de semana: US$ 23,3m
Total EUA e Canadá: US$ 254,6m
Total Mundo: US$ 598,6m
3. Vidas à Deriva
Fim de semana: US$ 11,5m
Total EUA e Canadá: 11,5m
Total Mundo: 11,8m
4. Vingadores: Guerra Infinita
Fim de semana: US$ 10,3m
Total EUA e Canadá: US$ 642,8m
Total Mundo: US$ 1,96b
5. Do Jeito que Elas Querem
Fim de semana: US$ 6,8m
Total EUA e Canadá: US$ 47,3m
Total Mundo: US$ 47,3m
6. Upgrade
Fim de semana: US$ 4,4m
Total EUA e Canadá: US$ 4,4m
Total Mundo: US$ 4,4m
7. Alma da Festa
Fim de semana: US$ 3,4m
Total EUA e Canadá: US$ 46,36m
Total Mundo: US$ 54,4m
8. Breaking In
Fim de semana: US$ 2,8m
Total EUA e Canadá: US$ 41,3m
Total Mundo: US$ 43,8m
9. Action Point
Fim de semana: US$ 2,3m
Total EUA e Canadá: US$ 2,3m
Total Mundo: US$ 2,3m
10. Overboard
Fim de semana: US$ 1,9m
Total EUA e Canadá: US$ 45,5m
Total Mundo: US$ 57,5m