A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos convidou um número recorde de novos integrantes nesta segunda-feira (25/6). Ao todo, 928 pessoas de 57 países foram convidadas para votar no Oscar 2019, 154 pessoas a mais que o recorde anterior, registrado no ano passado. Destes, nove são artistas brasileiros.
São eles a atriz Alice Braga (“Elysium”), as documentaristas Petra Costa (“Elena”), Maria Augusta Ramos (“O Processo”) e Helena Solberg (“A Alma da Gente”), o curta-metragista Mauricio Osaki (“Lembrança”), os montadores Felipe Lacerda (“Chatô: O Rei do Brasil”) e Karen Harley (“Zama”), o músico Carlinhos Brown (da trilha de “Rio”) e a produtora Vania Catani (de “Zama” e “O Filme da Minha Vida”).
Caso aceitem, cada um terá direito a votar em categorias específicas na premiação do Oscar 2019. Alice Braga, por exemplo, votará nos prêmios de interpretação (Melhor Ator, Atriz, Ator Coadjuvante e Atriz Coadjuvante).
Já Carlinhos Brown foi selecionado no ramo música, o que significa que votará nas categorias de Melhor Canção Original e Trilha Sonora.
Todos votam na categoria de Melhor Filme.
O número elevado de convites confirma o compromisso da Academia em diversificar e rejuvenescer seus integrantes após sucessivas críticas, que atingiram o ponto alto após duas edições consecutivas do Oscar, em 2015 e 2016, não incluírem negros entre os indicados.
Entre os convidados, 49% são mulheres. Em 2015, o número era 25%. Já entre os não-brancos, o total de selecionados chega a 38%.
A lista de convidados inclui alguns astros que estouraram nos últimos anos, como Daisy Ridley (a Rey de “Star Wars”), Emilia Clarke (a Daenerys de “Game of Thrones”), Lena Headey (a Sersei de “Game of Thrones”), Pedro Pascal (o agente Javier Peña de “Narcos”), Daniel Kaluuya (protagonista de “Corra!”), Mindy Kaling (de “Oito Mulheres e um Segredo”), Blake Lively (“Águas Rasas”), Amy Schumer (“Descompensada”), Randall Park (“A Entrevista”), Hong Chau (“Pequena Grande Vida”), Lily James (“Cinderela”), Lily Collins (“Os Instrumentos Mortais”), Chloe Grace Moretz (“Carrie, a Estranha”), Olivia Munn (“X-Men: Apocalipse”), Gina Rodriguez (da série “Jane the Virgin”), Sarah Silverman (“A Guerra dos Sexos”), Jada Pinkett Smith (“Viagem das Garotas”) e Evan Rachel Wood (da série “Westworld”).
Em compensação, o astro do basquete Kobe Bryant, premiado com o Oscar 2018 de Melhor Curta de Animação, como produtor e roteirista de “Dear Basketball”, não teve a indicação aceita, por a Academia considerar que dificilmente ele voltará a se envolver com cinema.