Claire Foy será compensada após revelação de que ganhou menos que Matt Smith em The Crown



A atriz Claire Foy, intérprete da rainha Elizabeth II na série “The Crown”, irá receber uma compensação financeira devido à diferença entre seu cachê e do colega Matt Smith. Segundo o jornal britânico Daily Mail, a atriz irá receber 200 mil libras, o que equivale a mais de R$ 960 mil.

O valor sugere que Smith, que na série vive o príncipe Philip, marido de Elizabeth, ganhou pelo menos 10 mil libras a mais que Foy por cada um dos 20 episódios das primeiras temporadas série. A atriz recebeu 29 mil libras por episódio para o papel, valor considerado baixo para os padrões de Hollywood.

Uma fonte ouvida pelo Daily Mail confirmou que “tudo foi amigavelmente resolvido”. Mas nada disso foi assumido oficialmente pela produção da série ou pela Netflix.

A diferença de salários era desconhecida, até os produtores Suzanne Mackie e Andy Harries quebrarem a confidencialidade e entregarem a discrepância durante uma convenção internacional de TV, realizada em Israel no começo do ano. Eles admitiram que Smith recebeu mais por conta de sua fama como ex-protagonista da série britânica “Doctor Who”.



Os dois acrescentaram que “no futuro, ninguém receberá mais que a rainha”. Isso, porém, não melhoraria a situação de Foy, já que a atriz, que venceu um Globo de Ouro pela série e foi indicada ao Emmy, não retornará nas próximas temporadas.

Para retratar o envelhecimento dos personagens, todo o elenco será substituído, e a rainha Elizabeth 2ª passará a ser interpretada por Olivia Colman (“Broadchurch”).

Na internet, fãs chegaram a criar uma petição pedindo que Smith doasse parte de seu salário ao fundo de defesa de vítimas de assédio e abuso da Time’s Up, organização criada por estrelas de Hollywood para lutar contra a discriminação de gênero.

Após a repercussão, a produtora britânica Left Bank, responsável pela produção da série, pediu desculpas publicamente aos atores Claire Foy e Matt Smith pelos problemas que possa ter causado.


Pedro Prado é cinéfilo, fã de séries e quadrinhos, fotógrafo amador e bom amigo da vizinhança.



Back to site top
Change privacy settings