Apesar de boatos, Surfista Prateado não tem participação confirmada no filme dos Vingadores

Uma informação publicada no site Metacritic, supostamente sério, gerou frênesi na internet na terça-feira (20/3). Mas a resposta à pergunta colocada pela Pipoca Moderna sobre se o “Surfista Prateado vai aparecer no […]

Uma informação publicada no site Metacritic, supostamente sério, gerou frênesi na internet na terça-feira (20/3). Mas a resposta à pergunta colocada pela Pipoca Moderna sobre se o “Surfista Prateado vai aparecer no novo filme dos Vingadores?” é, por enquanto, “Não”.

A aguardada confirmação da Marvel não aconteceu. Ao contrário, o Metacritic é quem assumiu ter errado.

O erro acabou revelando a pouca confiabilidade do site. Em vez de abastecer suas fichas de elenco com informações oficiais fornecidas por estúdios, o Metracritic copiou uma lista não verificada de outro site, o IMDb, que conta com contribuições de leitores.

Alguém tinha propositadamente editado a ficha do IMDb para listar o figurante Curt Clendenin no papel de Surfista Preateado em “Vingadores: Guerra Civil”. Os responsáveis pelo IMDb perceberam e apagaram. Mas o Metacritic já tinha copiado a informação e a manteve no ar. Entretanto, a Marvel não informou que o Surfista Prateado apareceria no filme.

Procurado pela imprensa norte-americana, o Metacritic confirmou que informações incorretas já tinham sido um problema no passado. No entanto, nunca geraram tanta atenção, o que faz sentido porque “Vingadores: Guerra Civil” é um dos lançamentos mais antecipados do ano.

Mas isso não elimina a dúvida dos fanboys. Afinal, se os irmãos Russo, diretores do longa, não mencionaram em nenhum momento a possibilidade de incluir o Surfista Prateado, também não falaram nada sobre a participação do ator Peter Dinklage (série “Game of Thrones”), que foi revelada pelo cartaz oficial da produção. E já tem gente sugerindo que o papel misterioso do ator é a dublagem do Surfista.

O rumor original ganhou força porque a aparição do Surfista faria bastante sentido, tendo em vista que o personagem já enfrentou o vilão Thanos nos quadrinhos, inclusive na trama que está sendo adaptada para o cinema.

Entretanto, quando apareceu no filme “Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado”, o herói foi interpretado por um especialista em criaturas, Doug Jones – o ator por trás do monstro do filme vencedor do Oscar 2018, “A Forma da Água”.

Já Curt Clendenin, o suposto intérprete atual, tem, em sua vasta filmografia, experiência como cliente de loja, frequentador de restaurante, estudante, pedestre, convidado de festa e integrante do público, mas nunca fez nenhum trabalho de captura de performance.

Para completar, a aquisição da Fox pela Disney ainda não passou pela aprovação do governo dos Estados Unidos, e por isso o personagem permanece na porção da Marvel que está separada do universo dos Vingadores no cinema. Isso, claro, não impediria os dois estúdios de entrarem em acordo sobre o compartilhamento do personagem, como Marvel e Sony fizeram em relação ao Homem-Aranha, também presente em “Vingadores: Guerra Infinita”. O timing, porém, poderia prejudicar a própria conclusão da compra da Fox pela Disney, se os responsáveis pela avaliação do negócio apontassem para um facilitamento suspeito.

De todo modo, mesmo sem Surfista Prateado, “Vingadores: Guerra Infinita” juntará a maior quantidade de super-heróis da Marvel num único filme.

A estreia está marcada no Brasil para 26 de abril, um dia antes do lançamento nos Estados Unidos.