Oscar 2018 registra recorde de indicações femininas

Ecoando o clima de empoderamento feminino que vem marcando as discussões de bastidores de Hollywood, o Oscar 2018 registrou um número recorde de indicações para mulheres em categorias técnicas. Ao todo, 40 […]

Ecoando o clima de empoderamento feminino que vem marcando as discussões de bastidores de Hollywood, o Oscar 2018 registrou um número recorde de indicações para mulheres em categorias técnicas.

Ao todo, 40 mulheres receberam indicações na competição, além das 10 citadas como Melhor Atriz e Atriz Coadjuvante. Trata-se do mesmo número registrado no ano passado, repetindo o recorde, mas com uma diferença importante. As nomeações não se limitaram às categorias tradicionalmente consideradas femininas, como Maquiagem e Penteado ou Figurino. Elas invadiram antigos feudos masculinos, como Direção, Roteiro, Edição e até Direção de Fotografia – que será disputada pela primeira vez por uma mulher: Rachel Morrison, de “Mudbound”.

Além disso, a presença de “Lady Bird” na disputa de Melhor Filme conta quase como uma indicação extra, já que foi escrito, dirigido e protagonizado por mulheres. Ele é apenas o 13º filme de cineasta feminina indicado na categoria. De forma mais restrita ainda, sua diretora e roteirista Greta Gerwig tornou-se a quinta mulher a concorrer ao Oscar de Melhor Direção, prêmio vencido apenas por uma diretora até hoje – Kathryn Bigelow, por “Guerra ao Terror”, em 2010.

Outras indicadas proeminentes incluem Mary H. Ellis, sexta mulher a disputar o Oscar de Melhor Mixagem de Som, por “Em Ritmo de Fuga”, Tatiana S. Riegel, que concorre pela Edição de “Eu, Tonya”, e Elaine McMillion Sheldon, indicada ao Oscar de Melhor Curta Documental por “Heroin(e)”.

A cerimônia de entrega de prêmios acontece no dia 4 de março, com apresentação de Jimmy Kimmel e transmissão no Brasil pelos canais Globo e TNT. Confira aqui a lista completa dos indicados.