“Jumanji: Bem-Vindo à Selva” se consolidou como o primeiro grande sucesso de 2018, mantendo-se por dois fins de semana consecutivos no topo das bilheterias norte-americanas. Curiosamente, o reboot da aventura juvenil dos anos 1990 também levou duas semanas para tomar o 1º lugar de “Star Wars: Os Últimos Jedi”. Mas após conquistar a liderança, viu a sci-fi espacial se distanciar muito, numa queda vertiginosa no ranking.
Com um dos elencos mais carismáticos em cartaz, o filme estrelado por Dwayne Johnson, Kevin Hart, Jack Black e Karen Gillan não tomou conhecimento da concorrência de três estreias amplas e faturou mais 27M (milhões) no fim de semana. A produção da Sony já soma US$ 283,1M na América do Norte e US$ 666,1M em todo o mundo, num bom começo de 2018 para o grande estúdio com menos hits dos últimos anos.
O 2º lugar reservou uma surpresa, ao ser conquistado por um drama político, que teve seu alcance ampliado. Lançado apenas em Los Angeles e Nova York no fim de dezembro, visando qualificação para o Oscar, “The Post – A Guerra Secreta” chegou em mais 2,7 mil cinemas e faturou US$ 18,6M em seu primeiro teste comercial. O novo filme de Steven Spielberg não tem um tema popular – a manipulação de dados da Guerra do Vietnã, denunciada pela imprensa nos anos 1970 – , mas também conta com o apelo de um elenco de peso, encabeçado por Tom Hanks e Meryl Streep.
Dentre as estreias do fim de semana, “The Commuter”, quarto thriller de ação do diretor Jaume Collet-Serra estrelado por Liam Neeson, foi a mais bem-sucedida. Abriu em 3º lugar com US$ 13,4M, mas, como tem sido praxe nos filmes da parceria, não empolgou a crítica, ficando com 56% de aprovação.
O resultado foi, de todo modo, bem melhor que a outra estreia de ação da semana. “Proud Mary” decepcionou público, crítica e a própria Sony, que, se acertou com “Jumanji”, parece ter errado tudo com este filme, em que Taraji P. Henson vive uma assassina profissional. A produção abriu em 8º lugar e teve apenas 22% de aprovação.
Nenhum dos dois thrillers tem previsão de lançamento no Brasil.
Para completar, “Paddington 2” foi a surpresa negativa da semana, com desempenho muito abaixo do esperado. O longa infantil, que abriu com grande sucesso no Reino Unido em novembro, implodiu no lançamento americano, fazendo apenas US$ 10,7M em 7º lugar. Em compensação, estabeleceu-se como um fenômeno de aprovação crítica, com 100% no Rotten Tomatoes.
A estreia no Brasil está marcada para 1 de fevereiro.
Veja abaixo o desempenho das dez filmes mais vistos durante o fim de semana nos cinemas dos Estados Unidos e Canadá.
BILHETERIAS: TOP 10 América do Norte
1. Jumanji: Bem-Vindo à Selva
Fim de semana: US$ 27M
Total EUA: US$ 283,1M
Total Mundo: US$ 666,1M
2. The Post – A Guerra Secreta
Fim de semana: US$ 18,6M
Total EUA: US$ 23M
Total Mundo: US$ 23M
3. The Commuter
Fim de semana: US$ 13,4M
Total EUA: US$ 13,4M
Total Mundo: US$ 13,4M
4. Sobrenatural: A Última Chave
Fim de semana: US$ 12,1M
Total EUA: US$ 48,3M
Total Mundo: US$ 92,5M
5. O Rei do Show
Fim de semana: US$ 11,8M
Total EUA: US$ 94,5M
Total Mundo: US$ 194,6M
6. Star Wars: Os Últimos Jedi
Fim de semana: US$ 11,2M
Total EUA: US$ 591,5M
Total Mundo: US$ 1,2B
7. Paddington 2
Fim de semana: US$ 10,6M
Total EUA: US$ 10,6M
Total Mundo: US$ 135,8M
8. Proud Mary
Fim de semana: US$ 10M
Total EUA: US$ 10M
Total Mundo: US$ 10M
9. A Escolha Perfeita 3
Fim de semana: US$ 5,6M
Total EUA: US$ 94,6M
Total Mundo: US$ 162,3M
10. O Destino de uma Nação
Fim de semana: US$ 4,5M
Total EUA: US$ 35,7M
Total Mundo: US$ 54,7M