Trailer e fotos do especial de Natal de Doctor Who trazem despedida de Peter Capaldi

A rede BBC divulgou as fotos e o trailer do próximo especial de Natal de “Doctor Who”, que será exibido nos cinemas no Brasil. O especial marca a despedida de Peter Capaldi […]

A rede BBC divulgou as fotos e o trailer do próximo especial de Natal de “Doctor Who”, que será exibido nos cinemas no Brasil. O especial marca a despedida de Peter Capaldi do papel-título e registra o encontro entre dois “Doutores”. E, curiosamente, o segundo não é Jodie Whittaker (série “Broadchurch”), que assume o protagonismo nos próximos episódios da série, mas David Bradley (série “Game of Thrones”), que interpreta o primeiro Doutor na trama.

Intitulado “Twice Upon a Time”, o especial vai explorar a reação do Doctor Who “original” dos anos 1960 diante da descoberta de que passará por várias encarnações ao longo de sua existência. Capaldi é o 12º Doutor da série.

O artifício narrativo que justifica as mudanças de intérpretes é simples: sempre que o personagem é ferido de morte, ele se transforma em outra pessoa, ganhando não apenas nova aparência, mas também um nova personalidade, ainda que mantenha intacta toda a sua memória. O truque foi concebido quando William Hartnell (1908–1975), o primeiro intérprete de Doctor Who, resolveu sair da série contra a vontade dos produtores.

O episódio natalino marcará a segunda vez que Bradley recria o Doctor Who vivido por Harnell. Ele já tinha vivido o ator original em outro especial, “An Adventure in Space and Time”, que comemorou os 50 anos da série.

Além do par de Doctors Who, o especial terá mais dois protagonistas. Um deles é Mark Gatiss, cocriador da série “Sherlock” – com Steven Moffat, o atual showrunner de “Doctor Who”, que também se despede da série no especial. Ele vive um oficial do exército britânico da 1ª Guerra Mundial, que acaba envolvido na aventura.

Por fim, “Twice Upon a Time” também traz de volta a atriz Pearl Mackie, intérprete de Billy, vista no final da 10ª temporada embarcando em sua própria jornada de aventuras espaciais. O retorno permitirá uma despedida conjunta da dupla que esteve à frente da série na última temporada – embora Mackie tenha sido a companheira menos duradoura do Doutor, introduzida e despedida no mesmo ano. Já Capaldi dá adeus ao papel após quatro anos viajando no tempo e no espaço.

O presente natalino mais esperado pelos fãs da série, porém, é a introdução de Jodie Whittaker como a primeira mulher a viver Doctor Who. Ela será introduzida no final do especial e passará a estrelar a série a partir da 11ª temporada.

Além de um novo Doctor Who, as chaves da Tardis também irão parar nas mãos de um novo showrunner: Chris Chibnall, criador da premiada série “Broadchurch”, de onde vem Whittaker – e que era estrelada pelo ex-“Doctor Who” David Tennant.

Tradição anual da BBC, o especial natalino de “Doctor Who” vai ao ar em 25 de dezembro no Reino Unido e nos Estados Unidos. No Brasil, ele será exibido no mesmo dia em sessões da rede de cinemas Cinemark.