Criador de Broadchurch será o próximo showrunner de Doctor Who

Não são apenas os intérpretes de “Doctor Who” que mudam ao longo dos anos. Os produtores executivos da série também. E a BBC informou, por meio de comunicado, que Steven Moffat irá […]

Não são apenas os intérpretes de “Doctor Who” que mudam ao longo dos anos. Os produtores executivos da série também. E a BBC informou, por meio de comunicado, que Steven Moffat irá deixar a atração ao final da próxima temporada.

Moffat acompanhou a evolução de “Doctor Who” desde o reboot de 2005, primeiro como roteirista e, desde 2010, como showrunner, substituindo Russell T. Davies no comando da atração. Nesse período, ele dividiu suas atenções também com a série “Sherlock”, da qual é co-criador.

Seu substituto já foi definido. Será Chris Chibnall, criador da premiada série “Broadchurch”, que é estrelada pelo ex-“Doctor Who” David Tennant. Chibnall também escreveu para “Doctor Who”, assinando seis episódios, além de ter contribuído com oito capítulos do spin-off “Torchwood”. Na verdade, ele é um “whovian” de carteirinha, a ponto de ter aparecido num programa de 1986 para participar de um debate sobre o fim daquela temporada, ocasião em que aproveitou para fazer críticas (negativas) aos roteiros.

Além de assumir a série, ele será responsável por encontrar o próximo protagonista da atração, que sucederá Peter Capaldi. Graças a um artifício narrativo, o Doutor altera periodicamente sua aparência e personalidade, permitindo que a produção atravesse as décadas – a estreia original ocorreu em 1963 – com a mudança do ator principal.

Antes disso, porém, Moffat precisará introduzir uma nova companhia para o Doutor, em consequência do destino trágico de Clara Oswald (Jenna Coleman) no fim da 9ª temporada.

Em comunicado, Moffat afirmou que era “estranho estar falando sobre deixar a série” no momento em que começava a “trabalhar nos roteiros da 10ª temporada”, mas assegurou ter escolhido pessoalmente Chibnall como substituto. “Custou um monte de gin tônica para convencê-lo”, brincou.

Seu substituto também se pronunciou. “Eu amo ‘Doctor Who’ desde que tinha quatro anos e estou saboreando a expectativa de criar novos personagens, criaturas e mundos para o Doutor explorar. Steven alcançou o impossível pela contínua expansão de ‘Doctor Who’, que cresceu em sua popularidade global. Ele tem sido um showrunner deslumbrante e ousado, e ouvir seus planos e histórias até 2017 me deixou claro que sua despedida acontecerá com um estrondo. Apenas para tornar a minha vida difícil.”

Ainda não há previsão de estreia para a 10ª temporada, que vai se estender até 2017.