A estreia de “Knightfall“, nova série medieval do canal pago americano History, registrou uma audiência épica nesta semana nos Estados Unidos.
O programa atraiu 1,8 milhão de telespectadores ao vivo, tornando-se um dos maiores lançamentos da TV paga em 2017. Pode parecer pouco diante dos números de “The Walking Dead” ou “Game of Thrones”, mas seu primeiro episódio só foi menos visto que as estreias de “Feud: Bette and Joan” (do FX) e “The Son” (da AMC), e empatou com “Taboo” (do FX).
Assim como o maior sucesso do History, “Vikings”, a nova atração se passa na Idade Média e inclui várias batalhas grandiosas.
A série pretende contar a história da ordem dos Templários, formada por cavaleiros das Cruzadas com o propósito original de libertar a Terra Santa e, após a conquista de Jerusalém, proteger os cristãos que faziam peregrinação ao local. Ficaram conhecidos como Templários em decorrência do local em que se estabeleceram (o monte do Templo em Jerusalém, onde existira o Templo de Salomão, e onde se ergue a atual Mesquita de Al-Aqsa).
O fervor religioso os tornou poderosíssimos, aumentando seus seguidores e riquezas, por meio de doações de terras e financiamento de suas campanhas. Mas isto causou inveja entre os monarcas da Europa. Por isso, aproveitando-se de rumores sobre suas supostas atividades secretas, envolvendo relíquias descobertas na Terra Santa, o rei Filipe IV de França passou a perseguir e executar os Templários, apossando-se de suas propriedades. A traição aconteceu numa sexta-feira 13 de 1307, razão pela qual as sextas-feiras 13 têm sido lembradas, mais de 700 anos depois, como amaldiçoadas.
Desenvolvida desde março de 2015, a série foi concebida pelo ator Jeremy Renner (“Os Vingadores”) em parceria com o produtor Don Handfield (do thriller “O Mensageiro”, estrelado por Renner) e o roteirista Richard Rayner (“Absolutamente Los Angeles”).
O elenco contra com Tom Cullen (série “Downton Abbey”), Pádraic Delaney (“O Homem que Viu o Infinito”), Sarah-Sofie Boussnina (série “Bron/Broen”), Simon Merrels (série “Spartacus”), Olivia Ross (minissérie “War and Peace”), Julian Ovenden (“Amor e Revolução”), Ed Stoppard (“Juventude”), Sabrina Bartlett (série “Da Vinci’s Demons”) e Bobby Schofield (“Mar Negro”).
A 1ª temporada tem 10 episódios e estreou na quarta-feira (6/12) nos Estados Unidos.