Diretor de Pantera Negra diz que filme tem influência de Cidade de Deus

O diretor Ryan Coogler (“Creed”) revelou que “Cidade de Deus” (2002) foi um dos filmes de sua formação cinéfila. Falando por meio de um link de vídeo ao público da Comic Con […]

O diretor Ryan Coogler (“Creed”) revelou que “Cidade de Deus” (2002) foi um dos filmes de sua formação cinéfila. Falando por meio de um link de vídeo ao público da Comic Con Experience, em São Paulo, ele contou que a produção brasileira foi um dos primeiros filmes internacionais que assistiu na juventude, quando morava em Oakland, na Califórnia.

Não só isso. Ele aprendeu algo com o filme dirigido por Fernando Meirelles, que tentou colocar em prática em “Pantera Negra”.

“Dirigir ‘Pantera Negra’ foi uma grande oportunidade para um cara como eu, que faz parte da diáspora africana”, ele afirmou. “Desde que comecei a estudar a história da África e a ver filmes como ‘Cidade de Deus’, que me influenciou na minha escolha por ser cineasta, percebi que o cinema é um veículo para se viajar pelo mundo. Eu realmente viajei para aquele lugar. Senti que estava ali naquela cidade”, comentou. “É diferente quando é alguém de dentro que mostra as coisas, alguém que entende. Eu queria fazer isso com Wakanda [o reino de Pantera Negra]”, revelou Coogler, que é o primeiro diretor negro a comandar um filme da Marvel, justamente o do primeiro super-herói negro da história dos quadrinhos.

Presente no evento, a atriz Danai Gurira (a Michonne de “The Walking Dead”), que interpreta Okoye, a chefe da guarda real de Wakanda, ressaltou o quanto o filme é importante. “Tem uma paixão por trás desse projeto. Eu cresci no Zimbábue, vendo filmes feitos no continente africano, e ver que jovens desses países vão poder ver super-heróis falando línguas africanas, com uma história próxima da deles, é uma coisa incrível. É muito legal que pessoas de todo o mundo, de todas as origens, estejam animadas para ver esse filme, que é algo que não vimos antes”, afirmou.

A trama de “Pantera Negra” vai encontra T’Challa (Chadwick Boseman) imediatamente após os eventos de “Capitão América: Guerra Civil” (2016), em sua volta para a isolada e tecnologicamente desenvolvida nação africana de Wakanda para assumir seu lugar como Rei. Entretanto, quando um velho inimigo reaparece no radar, a fibra de T’Challa como Rei e Pantera Negra é testada, e ele é levado a um conflito que coloca o destino de Wakanda e do mundo todo em risco.

A estreia está marcada para 15 de fevereiro no Brasil, um dia antes do lançamento nos Estados Unidos.