David Cassidy (1950 – 2017)

O ator, cantor e ex-ídolo adolescente David Cassidy morreu na tarde de terça-feira (21/11), aos 67 anos, após ter sido internado na semana passada num hospital da Flórida, com falência generalizada de […]

O ator, cantor e ex-ídolo adolescente David Cassidy morreu na tarde de terça-feira (21/11), aos 67 anos, após ter sido internado na semana passada num hospital da Flórida, com falência generalizada de órgãos.

No início do ano, Cassidy revelou que estava lutando contra os primeiros sintomas de demência. Ele assumiu a doença um dia após esquecer letras de música e cair durante um show, preocupando os fãs. Na ocasião, disse à revista People que a doença era hereditária e também tinha afetado sua mãe. “Eu estava em negação, mas parte de mim sempre soube que isso iria acontecer”, contou.

David Cassidy começou a carreira de ator aos 18 anos, aparecendo em peças na Broadway e em pequenos papéis em séries de TV, como “Têmpera de Aço”, “Marcus Welby” e “Mod Squad”, até ser selecionado para atuar e cantar na série “Família Dó Ré Mi” (The Partridge Family). Ele é lembrado até hoje pelo papel de Keith Douglas Partridge, o filho mais velho e galã da família, que acabou lançando sua carreira musical.

“Família Dó Ré Mi” girava em torno de uma mãe que embarcava com os filhos, a bordo de um ônibus colorido, em turnês musicais. A Screen Gems encomendou a série visando ocupar o filão musical adolescente que ficou vago com o fim da série dos Monkees. E assim como aquela atração, também transformou sua banda fictícia em sucesso musical.

A série durou quatro temporadas de 1970 a 1974, e a participação de Cassidy tinha uma curiosidade: a atriz Shirley Jones, que interpretava a mãe das crianças, era sua madrasta na vida real.

A princípio, os atores apenas dublariam as músicas, como nos desenhos dos Archies, mas Cassidy convenceu o produtor musical da atração que poderia cantar de verdade, e logo se tornou o vocalista principal da banda da série – e de quebra, um dos maiores ídolos adolescentes da década de 1970.

O primeiro grande sucesso da fictícia The Partridge Family foi a canção “I Think I Love You”, que atingiu o 1º lugar da parada da revista Billboard em 1970, vendendo 5 milhões de cópias e superando até “Let It Be”, dos Beatles. Como a banda não existia de verdade, Cassidy aproveitou para juntar músicos e fazer shows com os hits do programa, fechando contrato para gravar seus próprios discos.

O fato de ter iniciado uma bem-sucedida carreira musical e viver um músico fictício na série não demorou a frustrá-lo. Já na 3ª temporada deu entrevista para a revista Rolling Stone afirmando que queria se afastar da imagem de Keith Partridge para ser conhecido como ele mesmo.

Após o fim de “Família Dó Ré Mi”, parte do elenco continuou ligado aos personagens, dublando desenhos animados inspirados na série. Mas Cassidy não quis se envolver nesses projetos. Em vez disso, estrelou uma atração que destacava seu nome real, “David Cassidy – Man Undercover”. A trama era um spin-off de “Os Novos Centuriões”, em que Cassidy fez uma participação especial em 1978, e seguia a premissa de “Mod Squad”/”Anjos da Lei”, com um policial infiltrado para investigar crimes entre grupos de jovens. O público alvo achou “careta” demais e a produção foi cancelada com apenas 10 episódios em 1979.

A frustração o fez priorizar a música sobre o trabalho como ator, mas mesmo assim ele apareceu em diversos episódios de séries clássicas, como “Ilha da Fantasia”, “O Barco do Amor” e até a primeira versão de “The Flash”, nos anos 1990, na qual viveu o supervilão Mestre dos Espelhos.

Em 2009, ele voltou a estrelar uma série adolescente, “Ruby & the Rockits”. Desta vez, como pai e tio de uma família musical, cuja filha adolescente era o maior sucesso. A série foi criada por seu irmão, Shaun Cassidy (criador também de “American Gothic” e “Invasão”) e incluía outro irmão no elenco, Patrick Cassidy. Por sua vez, a banda televisiva ainda destacava os atores Alexa PenaVega (que foi parar na série “Nashville”) e Austin Butler (que hoje protagoniza “The Shannara Chronicles”). Mas a diversão durou pouco. O canal pago ABC Family cancelou a atração após 10 episódios.

Desde então, David Cassidy só fez mais uma aparição televisiva, num episódio de 2013 da série “CSI”, e sua vida entrou em parafuso. Ele chegou a ser preso três vezes por dirigir alcoolizado entre 2010 e 2014 e foi obrigado a passar por uma desintoxicação, devido a uma sentença. Há dois anos, também precisou leiloar sua casa na Flórida depois de pedir falência. No final da vida, ele perdeu quase tudo o que tinha conquistado na juventude.

Relembre abaixo 10 hits de David Cassidy e The Partridge Family.