Elizabeth Banks e criadora de Bitten desenvolvem série sobrenatural com personagens da DC Comics

A rede CW está desenvolvendo mais uma série baseada em quadrinhos da DC Comics. Mas desta vez não se trata de uma produção de Greg Berlanti, responsável pelo “Arrowverse” (“Arrow”, “The Flash”, “Supergirl”, “Legends of Tomorrow” e a vindoura “Black Lightning”).

Segundo a revista Variety, o novo projeto é de ninguém menos que a atriz Elizabeth Banks (a Rita Repulsa do filme “Power Rangers”), em parceria com Max Handelman (produtor da franquia “A Escolha Perfeita”) e a roteirista Daegan Fryklind, criadora da série canadense de terror “Bitten”. Fryklind está escrevendo o piloto da atração, que se chama “Project 13”.

O mais interessante é que a série em potencial explora o universo sobrenatural da DC, como “Constantine” prometia fazer – antes de ser cancelada na rede NBC. E não é baseada em nenhuma revista específica, mas em personagens que existem nos quadrinhos da DC.

“Project 13” gira em torno da heroína Girl 13. Traci Thirteen é uma jovem cientista forense que se junta ao seu pai distante, Dr. Terrence Thirteen, para resolver casos envolvendo situações paranormais. Ela própria descobre que possui poderes extra-sensoriais, para desgosto do pai, que sempre se definiu como cético diante do sobrenatural.

Fãs mais antigos – muito antigos, na verdade – dos quadrinhos podem lembrar do nome do Dr. Thirteen. Ele foi introduzido ainda nos anos 1950 como caçador de fantasmas, aparecendo em histórias da revista de antologia de terror “House of Mystery”. Mas só foi integrado ao universo dos heróis da DC Comics a partir de 1969, quando virou coadjuvante do Vingador Fantasma (Phantom Stranger), no papel de inimigo/aliado declarado do protagonista, sempre querendo provar que as manifestações sobrenaturais que testemunhava eram ilusões. A partir daí, começou a conviver com Batman, Espectro e outros personagens sombrios da editora.

Curiosamente, se “Constantine” não tivesse sido cancelada, a série teria introduzido o Dr. Thirteen, que chegou a ser incluído num dos roteiros não produzidos da atração.

Já Traci Thirteen é uma personagem bastante recente, criada por Joe Kelly e Dwayne Turner numa história do Superman de 2003. Ela vinha ganhando destaque nos últimos anos, ao juntar-se a outros heróis sobrenaturais, como o próprio Vingador Fantasma, e super-heróis mais convencionais, como os Jovens Titãs, até sofrer um reboot drástico durante o lançamento da iniciativa “DC: Renascimento”, que praticamente a reinventou. Namorada do Besouro Azul na antiga continuidade, ela “renasceu” lésbica no ano passado.

A personagem também apareceu no longa animado “Jovens Titãs: O Contrato de Judas” (2017) e fará parte da 3ª temporada da série animada “Young Justice” (Justiça Jovem).

Apesar do projeto da série não ter relação com as demais produções exibidas na CW, vale lembrar que “Constantine” também começou assim, mas logo virou parte do Arrowverse. John Constantine apareceu num episódio de “Arrow” e tem participação agendada num vindouro episódio de “Legends of Tomorrow”.

Ainda em fase de desenvolvimento, o roteiro de Daegan Fryklind precisará ser aprovado para o piloto ser encomendado. E só se o piloto agradar é que “Project 13” deixará de ser um projeto para virar uma série.